Continua após publicidade

Como acompanhar sua ovulação?

Ficar com ela em mente é importante para entender o seu próprio ciclo menstrual e também se preparar para uma gravidez

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 28 nov 2022, 12h31 - Publicado em 3 dez 2022, 08h00

O ciclo menstrual interfere diretamente na vida de muitas mulheres, inclusive, na sua decisão de engravidar. Para isso, por exemplo, é importante ter em mente a sua data de ovulação – ela é essencial para que a gravidez aconteça, por exemplo. Mas como podemos manter em mente essas datas e, de fato, acompanhar a ovulação? 

O QUE É OVULAÇÃO? 

Ovulação é quando ocorre a liberação do óvulo pelo que pode ser chamado de ovócito maduro, pelo ovário”, explica a Dra. Viviane Monteiro, ginecologista e obstetra. “Isso faz parte do ciclo ovariano e a ovulação é apenas uma parte desse ciclo.”

De acordo com a médica, saber a sua data de ovulação, por exemplo, é importante porque podemos ter ciência de quando estamos ovulando – e isso é extremamente relevante para o autoconhecimento e entendimento do ciclo, além de identificar sintomas que podem aparecer nesse período. 

Continua após a publicidade

Muitas mulheres, por exemplo, sentem as famosas cólicas de ovulação: dores que se assemelham à cólica menstrual, mas surgem de repente e podem ser bastante agudas. Essas dores, no entanto, costumam passar tão rápido quanto surgiram. 

POR QUE ACOMPANHAR A OVULAÇÃO? 

“É extremamente importante ter esse conhecimento tanto para as mulheres que desejam engravidar quanto para aquelas que não desejam engravidar, podendo, então, tomar alguma medida de precaução no período ovulatório”, continua a médica. 

Continua após a publicidade

Ou seja, além de ser uma ferramenta de autoconhecimento, que pode ajudar as mulheres a entenderem melhor os seus corpos e os sintomas relacionados a esse período, é o tipo de informação útil para aquelas que pretendem engravidar ou que pensam em opções para o futuro – como o congelamento de óvulos

COMO ACOMPANHAR A OVULAÇÃO? 

Existem muitas maneiras de fazer esse controle. Veja algumas opções abaixo: 

Continua após a publicidade
1

Ultrassonografia seriada

“Para as mulheres que planejam uma gravidez, existe a possibilidade de fazer o controle ovulatório por meio de uma ultrassonografia seriada, essa é a melhor forma para saber exatamente quando estamos ovulando e se ovulamos naquele ciclo”, explica. 

Continua após a publicidade
2

Aplicativos de controle menstrual

Apps como o Maia e outros que acompanham o ciclo menstrual como um todo também apresentam informações sobre a ovulação, como o dia e o período do mês em que a fertilidade está alta. 

Continua após a publicidade
3

Testes de urina

Outra possibilidade, segundo a médica, são os testes de urina: existem testes específicos que podem ajudar nesse processo e podem ser mais precisos do que um aplicativo, por exemplo. 

4

Muco cervical

O seu corpo, de fato, dá sinais de que está ovulando. Uma técnica bastante conhecida é a do muco cervical: normalmente, quando você ovula, o seu corpo libera um tipo de muco esbranquiçado e mais consistente, que é visível na calcinha ou no papel higiênico. 

Publicidade