Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Atividade física e intestino: como o exercicio melhora seu funcionamento?

O hábito proporciona uma série de benefícios ao funcionamento do órgão. Saiba os principais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 24 nov 2025, 22h02 - Publicado em 20 nov 2025, 14h00
Atividade física e intestino: como o exercício melhora seu funcionamento? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Para manter o bom funcionamento do intestino e evitar problemas como a prisão de ventre, é fundamental prestar atenção nos hábitos de vida.

Beber bastante água, manter uma dieta balanceada e gerenciar o estresse estão entre os cuidados mais importantes, assim como praticar atividades físicas de maneira regular.

Atividade física e intestino: como o exercício melhora seu funcionamento?

Um estilo de vida ativo desempenha um papel significativos nos cuidados com a saúde geral do organismo, e um dos principais beneficiados por esse hábito é o intestino.

Fazer exercícios aumenta a circulação sanguínea e estimula o peristaltismo, que é responsável pela movimentação do bolo fecal ao longo do trato digestivo, facilitando a evacuação e prevenindo a constipação e os inchaços. Também auxilia na manutenção da microbiota intestinal.

“Quando nos exercitamos, aumentamos a circulação sanguínea e estimulamos os músculos que envolvem o intestino, o que ajuda no trânsito intestinal e na passagem dos alimentos e resíduos de forma mais eficiente”, explica o Alessio Novais, fisioterapeuta especialista em Movimento Humano.

Continua após a publicidade

Além disso, as atividades físicas favorecem a liberação de neurotransmissores associados à sensação de bem-estar, como serotonina e endorfina, o que combate o estresse e a ansiedade —fatores que podem comprometer o funcionamento do intestino.

“A atividade física reduz o estresse, que é um dos grandes vilões do intestino, já que ansiedade e tensão costumam travar o funcionamento intestinal”, destaca Novais.

Estudos ainda apontam que a prática regular de exercícios ajuda a evitar o surgimento de doenças nesse órgão, entre elas, a doença inflamatória intestinal, a síndrome do intestino irritável e até mesmo o câncer.

Continua após a publicidade

Por fim, vale lembrar que, para incluir a atividade física de forma mais eficaz e segura no dia a dia, o ideal é procurar a orientação de um especialista.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.