Os benefícios da corrida para quem sofre com lipedema

Com os devidos cuidados, a prática pode colaborar para o manejo da condição. Entenda como!

Por Juliany Rodrigues
1 Maio 2025, 16h00
benefícios da corrida para lipedema
Quem sofre com lipedema pode praticar corrida, desde que os cuidados necessários sejam tomados, afirma médica | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O lipedema é um problema crônico caracterizado pelo acúmulo desproporcional de gordura, que afeta principalmente os membros inferiores. Ele pode desencadear sintomas como dor, sensibilidade aumentada e tendência a hematomas.

O tratamento dessa condição deve ser multidisciplinar e personalizado, sendo que as medidas mais indicadas incluem adotar uma dieta anti-inflamatória, manter o acompanhamento médico e praticar atividades físicas regularmente.

Mas, afinal, será que quem sofre com essa condição pode fazer corrida? A resposta é sim, mas com alguns cuidados importantes.

De acordo com a Dra. Giulianna Pansera, endocrinologista e embaixadora da Saucony, a prática deve ser ajustada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

“Com os ajustes certos, essa modalidade não só ajuda no controle da inflamação e na melhora da circulação, mas também contribui para a manutenção do peso corporal, promovendo uma vida mais saudável e confortável para quem convive com a condição”, explica.

A seguir, a especialista fala mais sobre os benefícios da corrida para o lipedema. Continue a leitura!

Continua após a publicidade

Os benefícios da corrida para lipedema

Segundo a médica, a prática de atividades físicas aeróbicas, como a corrida, auxilia na melhora da circulação sanguínea e linfática, o que pode contribuir para o alívio dos sintomas causados pelo lipedema, como as dores nas pernas. A modalidade também colabora para a manutenção do peso corporal.

Entretanto, é fundamental lembrar que a corrida é considerada um exercício de alto impacto, o que pode gerar desconfortos em algumas pessoas com lipedema.

Por esse motivo, é recomendado personalizar o treino, alternando entre a corrida e atividades de baixo impacto, e sempre contar com a orientação profissional.

Dicas importantes

Se você quer incluir a prática de corrida no seu dia a dia, aqui vão algumas dicas importantes:

Continua após a publicidade
  • Escolha do tênis adequado

Para minimizar o impacto da corrida nas articulações e garantir mais conforto durante os treinos, é essencial optar por um tênis apropriado, com bom amortecimento e suporte adequado.

  • Fortalecimento muscular

Atividades aeróbicas como a corrida trazem uma série de vantagens, mas é necessário ter em mente que o fortalecimento muscular também é fundamental para o manejo do lipedema. Então, não deixe de fora da sua rotina os treinamentos de força!

Continua após a publicidade
  • Recuperação pós-treino

Como o lipedema está frequentemente associado à inflamação, após o treino, uma boa ideia é apostar em técnicas como drenagem linfática e o uso de roupas de compressão, que podem contribuir para a melhora de inchaços e para a recuperação muscular.

  • Adaptação ao treinamento

Se você apresentar desconfortos durante a corrida, a Dra. Giulianna sugere alternar entre caminhadas rápidas e corridas. Além disso, modalidades aquáticas, como hidroginástica e natação, são ótimas atividades aeróbicas para quem tem lipedema.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.