Continua após publicidade

Casa Clã: “Educação financeira emancipa a mulher”, diz Nath Finanças

A administradora foi a convidada do talk "Da economia ao investimento: finanças na vida real"

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 13 mar 2023, 13h37 - Publicado em 13 mar 2023, 10h20

O dinheiro é um dos motivos que mais causam dores de cabeça nas mulheres. Entretanto, com planejamento muito estudo, é possível atingir a tão desejada estabilidade financeira e se livrar de qualquer imprevisto. No sábado, 11 de março, na Casa Clã, iniciativa inédita de CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica, a Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, foi a convidada de um talk no evento e destacou a importância de aprender a gerir o orçamento pessoal.

“A educação financeira consiste em você entender como é a sua relação com o dinheiro. De fato, é um meio de libertação, principalmente para nós mulheres, para a gente traçar a nossa independência e saber sobre qualquer assunto do mercado financeiro, evitando cair em armadilhas. Para mim, a educação financeira é uma forma de emancipar”, destacou ela, que, além de ser orientadora financeira, é administradora e empresária.

talk com nath finanças na casa clã
A mesa foi mediada pela jornalista Paola Carvalho | (./BOA FORMA)

De acordo com ela, sua principal missão é trazer a educação financeira para o Brasil de modo acessível, sempre falando de finanças reais para pessoas reais, contribuindo para que as pessoas consigam lidar com o dinheiro sem estresse e sem cair no vermelho. Para realizar esse desejo, ela desenvolveu o projeto Nath Play, uma plataforma que transmite conhecimentos sobre a área com uma linguagem de fácil compreensão.

Ainda no talk, Nath fez questão de falar sobre a desigualdade de salários entre os gêneros. “A mulher fazer a mesma função e ocupar o mesmo cargo que o homem, mas receber 20,5% a menos do que ele. Quando isso chega na parte racial, é 57% que a mulher recebe a menos do que o homem. Então, desde o primeiro salário, a gente tem que lutar para ganhar o mesmo que o homem fazendo a mesma função”.

Ainda sobre carreira, a orientadora financeira deu um exemplo que mostra como o mercado de trabalho é rígido e discriminatório com as mulheres.

Continua após a publicidade

“Quando a mulher é mãe ou quer ser, ela é inviabilizada e não é contratada. Já o homem pode fazer o que ele bem entender. Ou seja, a gente tem que abrir mão de várias coisas para conquistar o nosso próprio dinheiro e, quando finalmente conseguimos isso, vem a jornada dupla, que é cuidar de casa, cuidar de filho, e desempenhar todas estas tarefas que a gente recebe desde a infância: passar roupa, cozinhar, lavar, entre outras”, detalhou.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA AS CRIANÇAS

Nath Finanças segurando o livro O Plano Perfeito
Nath Finanças é transformada em uma personagem de quadrinhos por Ziraldo | (./BOA FORMA)

Com a intenção de levar a educação financeira para o universo infantil, Nath Finanças se tornou uma personagem em uma história em quadrinhos criada pelo cartunista Ziraldo, que é o responsável pela “Turma do Menino Maluquinho”. Lançada no início deste ano pela Editora Melhoramentos, a obra recebeu o título de “O Plano Perfeito”, e aborda algumas questões básicas, por exemplo, como organizar o dinheiro e como montar um cofrinho.

“Eu fui desenhada pelo Ziraldo. Assim, eu estou muito emocionada, porque estou vendo muitas crianças me entregando para autografar, eu chego até a chorar. É um livro de educação financeira no qual a gente começa falando sobre a relação com o dinheiro. É uma coleção que vai sair, e a gente quer trazer isso para as crianças, para escolas públicas e particulares, para que a gente comece desde pequeno com a base do conhecimento a respeito de finanças. As crianças são o nosso futuro e também o nosso presente”, explicou a administradora durante o talk.

Continua após a publicidade

SOBRE A CASA CLÃ

Organizada por CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica, a Casa Clã foi um evento destinado à celebração do Dia Internacional das Mulheres, e aconteceu do dia 8 a 11 de março, na Casa Higienópolis, em São Paulo. Sua programação contou com aulas, talks e ativações gratuitas. Para ver tudo o que rolou, é só clicar aqui.

A Casa Clã tem patrocínio de MSD e Buscofem, e apoio de KiaIntimissimiCalzedoniaSculptra, ANK Jewellery, LinkedIn Senac.

Continua após a publicidade
Publicidade