Você deveria colocar as pernas para cima mais vezes
O ato de colocar as pernas para cima alivia o inchaço nas pernas, melhora a circulação e dores nas costas e na lombar
Em algum momento da vida você já deve ter ouvido alguém falar que precisa “colocar as pernas para cima”. Depois de um dia em que você andou muito ou passou muito tempo de pé, a prática pode oferecer um alívio e tanto para os pés e pernas cansados. Mas sabia que ela também tem outros benefícios para a saúde?
POR QUE COLOCAR AS PERNAS PARA CIMA?
Colocar as pernas para cima depois de um dia longo pode trazer muitos benefícios, especialmente para as pessoas com alterações relacionadas à circulação do sangue, isto é, ao retorno do sangue que vem das pernas para o coração: varizes, doenças relativas à microcirculação sanguínea, tromboses, tromboflebites, pacientes com histórico familiar, etc.
E os motivos para isso, acredite se quiser, começam na história. Quando o ser humano passou a ficar de pé, a distância entre o coração e os pés aumentou muito, e isso prejudicou o retorno do sangue.
“Quem não tem veias adequadas ou pessoas que ficam muito tempo paradas, ou que trabalham em ambientes quentes e úmidos, ou que residem no litoral, terão mais dificuldade no retorno do sangue ao coração, ou seja, o sangue fica mais tempo nos pés”, explica o angiologista Dr. Álvaro Pereira. “E, quando isso acontece, acaba extravasando para fora dos vasos (que são porosos) e pode criar edemas, sensação de cansaço ou peso no fim do dia. Isso piora com o tempo.”
Desta forma, ao colocar as pernas para cima (e não adianta sentar e colocar os pés em cima de uma almofada), o coração fica abaixo do tornozelo e todo o sangue que está acumulado retorna ao coração com mais facilidade. Isso causa um alívio quase que imediato.
OUTROS BENEFÍCIOS DAS PERNAS PARA CIMA
Essa posição – com os pés apoiados em uma parede, por exemplo – também alivia muito as dores nas costas e na lombar. Ficar muito tempo em pé ou sentado sobrecarrega essa região do corpo – e, de novo, existe uma explicação histórica para isso.
Antigamente, ficar em pé por longos períodos não causava complicações porque o ser humano estava em constante movimento: tinha que caçar, nadar, subir em árvores… O corpo estava preparado para essa rotina nômade. Hoje em dia, porém, o sedentarismo é a norma, e há uma sobrecarga no organismo, causando dores nas costas, pernas, pescoço, lombar e outras regiões do corpo.
“A posição de pernas para cima melhora a circulação, mas também descomprime a coluna e a lombar”, explica.
O melhor é que você não precisa de muito para sentir os benefícios da prática: de 15 a 20 minutos com as pernas para cima, ao fim do dia, são o suficiente. Caso o inchaço seja grande, fazer o exercício duas vezes ao dia – uma na hora do almoço, por exemplo, e outra antes de dormir -, com certeza vai ajudar com os sintomas.
Importante lembrar, porém, que existem outras formas de prevenção contra os problemas vasculares causados pela vida moderna, como medicamentos específicos, repouso adequado e, claro, meias de compressão. Em caso de sinais de varizes ou outros problemas relacionados às veias das pernas e pés, é essencial buscar ajuda especializada.