Cuidados essenciais com o coração antes de iniciar a prática de exercícios
Antes de se aventurar em uma atividade física, o ideal é realizar um check-up da saúde do coração

Antes de começar a se exercitar, um dos cuidados mais importantes que você deve ter é checar como está a saúde do coração.
De acordo com Tito Paladino, cardiologista, até mesmo pessoas jovens e aparentemente saudáveis por ter problemas cardíacos “silenciosos”.
“Uma avaliação médica antes da prática de atividade física pode salvar vidas”, fala o especialista.
No Brasil, estima-se, por exemplo, que cerca de 500 mil pessoas sejam portadoras de cardiomiopatia hipertrófica, uma das principais causas de morte súbita em atletas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
“Essa doença muitas vezes passa despercebida porque, em alguns fenótipos, não apresenta sintomas até uma fase mais tardia. Mesmo nessas formas da doença, os portadores podem ter problemas sérios durante esforço intenso. Por isso, exames preventivos como eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico são essenciais”, afirma.
O cardiologista comenta que, antes de começar a se exercitar, exames como hemograma completo, perfil lipídico e glicemia também são considerados fundamentais.
Essas investigações auxiliam no diagnóstico de arritmias, hipertensão, diabetes e outras condições que podem se manifestar durante esforços físicos intensos.
Ao sentir dor ou aperto no peito, falta de ar intensa, tontura, desmaios, palpitações ou cansaço extremos durante a prática de atividades físicas, o melhor a se fazer é interromper os treinos e procurar uma atendimento médico. “Ignorar esses sinais pode ser fatal”, alerta.
O médico lembra que os esteroides anabolizantes, utilizados para melhorar desempenho e hipertrofia, são muito perigosos para o nosso organismo.
Além de prejudicar os órgãos como fígado e rins, os esteroides aumentam muito o risco de arritmias, hipertensão e infarto. Infelizmente, vem aumentando o número de casos de morte súbita relacionados a essas substâncias”, explica o cardiologista.
Para manter o bom funcionamento do coração, lembre-se de começar a se exercitar de maneira gradual, sempre respeitar os limites do corpo, adotar uma dieta equilibrada, beber água, fazer acompanhamento profissional e evitar substâncias que aumentem o risco cardíaco
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.