Ressaca de Carnaval: 5 dicas para recuperar o corpo após a folia
Cansaço, tontura e dores musculares podem aparecer após curtir os bloquinhos de rua. Saiba o que pode te ajudar a melhorar esses sintomas!
O Carnaval já passou e, agora, após todos os excessos, tanto de diversão quanto de álcool e comida, chegou o momento de voltar à rotina e recuperar o corpo. Para minimizar os efeitos da folia e dar aquele up na sua saúde, a Fúlvia Hazabedian, especialista da Bio Ritmo, rede de academias high end, compartilha cinco dicas valiosas. Confira!
1
Hidrate-se
Uma das consequências do consumo de álcool e da transpiração excessiva durante a curtição de bloquinhos e outras festas é a desidratação. Por isso, uma boa recuperação inclui ingerir bastante líquido. Além – é claro – da água, Fúlvia também recomenda apostar em água de coco e frutas como melancia, laranja e melão.
“A água de coco é excelente por ser 95% água, possuir nutrientes e ainda ser diurética. Mas, a prioridade deve ser a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia“, frisa.
2
Evite alimentos ultraprocessados
Café, doces, frituras e alimentos gordurosos sobrecarregam o fígado e atrapalham a desintoxicação. “Dê preferência aos alimentos in natura. Prefira vegetais e folhas verdes, ricos em antioxidantes, como brócolis, agrião e couve, e consuma também bastante frutas, que auxiliam na hidratação e repõe minerais perdidos”, aconselha Fúlvia.
Pratique atividades físicas
Para retomar os seus treinos sem sofrer graves lesões, é necessário manter a cautela, especialmente após um período intenso de agitação. Comece de maneira leve e vá aumentando progressivamente à medida que se sentir mais recuperado e seguro, sempre contando com a ajuda de um profissional qualificado.
De acordo com Fúlvia, aulas no estilo body & mind, que são aquelas que trabalham o corpo e a mente, por exemplo, pilates e yoga, podem te ajudar a se restabelecer e a relaxar, sendo ideais após diversas festas.
Pegue leve nos treinos
Caso você não goste de alongamento e exercícios respiratórios, a especialista sugere realizar atividades de baixo impacto, entre elas, caminhadas, natação e bicicleta. Musculação apenas com parcimônia, afinal, seu corpo está dolorido e seus músculos precisam de uma pauta. Reduza a intensidade e a duração dos treinos e, ao sentir qualquer dor ou desconforto, interrompa a prática.
5
Não esqueça de descansar
Embora seja importante voltar à rotina, o descanso nessa fase não deve ser negligenciado. Isso porque dormir bem é fundamental para a regeneração dos tecidos musculares e para ganhar de volta a sua disposição.