Mudança de hábitos: 4 dicas para quem quer uma vida mais saudável
Conheça algumas pequenas práticas que cabem na rotina e fazem toda a diferença para a saúde e bem-estar do corpo
Ter uma vida saudável é um grande desafio, principalmente por causa da correria do dia a dia, que envolve desde as obrigações no trabalho até as tarefas de casa. Entretanto, existem alguns hábitos que, apesar de serem simples, trazem uma melhoria significativa na saúde mental e física.
A nutricionista Dafne Oliveira, em parceria com a PACCO, marca referência em produtos térmicos, compartilha 4 práticas que. além de ajudarem na otimização do tempo, contribuem para a implementação de um estilo de vida mais equilibrado:
Leve sua garrafa de água para onde for
Para cuidar da saúde, não deixe de beber a quantidade adequada de água por dia. Afinal, a hidratação é um dos pilares mais importantes para que o nosso organismo funcione bem, contribuindo para a melhora cognitiva, para o intestino e para o combate à fadiga.
Além disso, 78% das entrevistas de uma pesquisa feita pela IBOPE DTM consideraram que a hidratação auxilia também na autoestima, favorecendo a saúde da pele, dos cabelos, das pernas e na manutenção do bem-estar em geral.
“O nosso corpo é composto de 70% de água, então precisamos nos hidratar muito bem. As garrafas fazem parte da minha vida. Uso no trabalho, na minha casa e quando eu vou treinar. Especialmente a de 950ml, a qual ajuda a garantir que a minha meta de hidratação seja atingida todos os dias sem precisar enchê-la diversas vezes”, relata a nutricionista.
2
Consuma pelo menos um chá por dia
“Os benefícios dos chás vão além do que imaginamos e, dependendo da planta que escolhemos temos ações antioxidantes, benefícios para emagrecimento com ação de quebra e oxidação de gordura, anti-inflamatório, auxílio na energia e na capacidade de concentração e memória, melhora da digestão, redução de gases, combate a sintomas e melhora de quadros de saúde”, esclarece Dafne.
“É uma terapia fundamental para agregar na nossa saúde e seus efeitos são incríveis se conseguirmos manter pelo menos uma xícara de chá ao dia”, complementa.
3
Prepare seu próprio alimento e carregue ele com você
Uma pesquisa divulgada pelo Sindespretem aponta que 65% dos brasileiros aderem à marmita no dia a dia do trabalho. Além de ser mais barato para o bolso, o hábito também é melhor para a segurança alimentar. A nutricionista lista as vantagens:
- Você coloca alimentos preparados por você, com temperos que você gosta.
- Pode escolher alimentos com mais qualidade, preparar com gordura boa, ajustar o sal, talvez até priorizar os alimentos orgânicos e integrais.
- Consegue ajustar as quantidades para que ela seja equilibrada para o que você necessita.
“Todos os dias eu levo almoço, jantar, lanche e fruta sempre dentro de uma bolsa térmica. Isso me dá uma segurança grande que, não importa se está frio ou calor, ela mantém a temperatura das minhas comidinhas o dia todo, e isso estimula minha vontade de manter a alimentação saudável e a minha rotina”.
4
Tire um tempinho no seu dia para um café ou outra bebida
Alguns estudos já sugerem que o consumo de bebidas como o café pode ser interessantes para a prevenção de doenças degenerativas, quando feito em quantidades razoáveis. Além disso, dar uma pausa para beber alguma coisa ao longo do dia também
Além disso, ter um momento para aproveitar uma bebida que você gosta ao longo do dia também garante o alívio do estresse e da ansiedade. “É o que chamamos de comfort drink”, conclui a nutricionista.