Simpósio Internacional do Einstein aponta caminhos para o bem-estar

Com o intuito de manter o equilíbrio em um mundo de constantes mudanças, o evento abordará temas como autocuidado compaixão e vida profissional

Por Amanda Ventorin Atualizado em 29 set 2021, 18h32 - Publicado em 30 set 2021, 13h00

O bem-estar mental, físico e social são os pilares de uma boa qualidade de vida. Nos dias atuais em que a pandemia da Covid-19 já escancarou seus danos à sociedade, porém, como lidar com os desafios e adaptações que estão por vir? Para responder essa e outras perguntas, o Einstein promoverá o III Simpósio Internacional de Bem-Estar: Cultivando o bem-estar pessoal e social. Serão palestrantes nacionais e internacionais que se reúnem no dia 1º de outubro. O tema “bem-estar” será abordado através do ponto de vista humano e científico, trazendo resultados de importantes pesquisas sobre seu papel fundamental para a saúde.

Temas como adaptabilidade e impermanência serão abordados através de métodos de investigação científica e experiências pessoais de pesquisadores, filósofos e cientistas que atenderão o Simpósio. Segundo Elisa Kozasa, palestrante e pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, temas inovadores como autocuidado, compaixão, vida profissional e de que forma os algoritmos podem ser utilizados para promover o bem-estar emocional serão abordados no dia do evento. 

A abertura do evento trará Claudio Lottenberg, Presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein falando sobre “como viver em um mundo dinâmico e impermanente”, e “como as organizações de saúde podem contribuir para o bem-estar social”, respectivamente. O evento contará também com a presença de Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein, que falará sobre solidariedade e compaixão. 

O autor norte-americano, físico e um dos maiores eruditos ocidentais no tema da meditação B. Alan Wallace atenderá o evento, trazendo o conhecimento sobre diversos modos de investigação científica, filosófica e contemplativa orientais e ocidentais, focando nas relações entre ciência e budismo que já compartilha em seus livros. Também estará presente Eve V. Ekman, uma das criadoras do Cultivating Emotional Balance, um programa que ajuda as pessoas a conhecerem e manejarem suas emoções e Andrew Kemp, que possui publicações em diversas revistas internacionais de renome, como a Lancet, e falará sobre Eudaimonia, que é o conceito de felicidade genuína e conhecimento humano. 

Os mediadores do Simpósio Internacional de Bem-Estar serão Mariana Ferrão, jornalista, palestrante e criadora do canal Soul.me, que aborda conteúdos sobre bem-estar, e Tom Bueno, jornalista e comunicador que convive com diabetes, conhecido por desenvolver um trabalho de conscientização a respeito da doença nas mídias sociais, como no canal Um Diabético, do YouTube.

O evento é destinado a profissionais de diferentes organizações, alunos de pós-graduação e graduação, além do público em geral e será realizado no dia 1º de outubro das 9h às 16h20 com a transmissão online, via Zoom. Ele ficará gravado por três meses para que os participantes possam acessar e rever o conteúdo.

As inscrições para o evento podem ser feitas através de seu site no custo de R$ 160,00. O lucro do evento será destinado às instituições filantrópicas: o voluntariado Einstein e a Amigoh.

Continua após a publicidade
Publicidade