Escova interdental: para que serve e como usar
Entenda por quais motivos a escova interdental é tão importante para manter a saúde bucal
Segundo o Dr. Hugo Lewgoy, diretor científico da CURAPROX e doutor pela FOUSP, apenas a escovação com escova e creme dental não é o suficiente para promover uma higiene oral eficaz. O uso de escovas interdentais também é considerado indispensável para a manutenção da saúde dos dentes e gengivas.
“O espaço entre os dentes, de acordo com estudos, é o ponto de partida de grande parte das cáries e doenças das gengivas. Logo, o uso diário das escovas interdentais é essencial, pois são as principais responsáveis por realizar a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões localizadas entre os dentes, onde o fio dental não consegue higienizar adequadamente”, explica.
No entanto, esse tipo de produto ainda não faz parte dos cuidados bucais da maioria das pessoas, seja por falta de conhecimento ou então por dificuldade na hora de utilizá-lo. Para solucionar esse problema, abaixo, o especialista responde às principais dúvidas sobre as escovas interdentais. Confira:
PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A ESCOVA INTERDENTAL
-
Como escolher o tamanho ideal?
No mercado, é possível encontrar escovas interdentais com diversos diâmetros para que se encaixem em espaços interdentais de tamanhos diferentes. “Os espaços localizados entre os dentes não são todos iguais. Dessa forma, para a limpeza oral correta, é necessário que sejam utilizados diferentes diâmetros de escovas interdentais. No geral, dois ou três tamanhos já suprem as necessidades da maioria da população”, orienta.
Entretanto, por ser uma questão muito individual, nem sempre é fácil descobrir qual a melhor para você. “Na dúvida, pergunte ao seu dentista, que poderá medir os espaços entre os dentes e recomendar o tamanho ideal”.
-
A escova interdental substitui o fio dental?
O Dr. Hugo afirma que sim, a escova interdental substitui completamente o uso do fio dental. “O fio dental serve principalmente para a remoção de detritos alimentares que podem ficar retidos entre os dentes, porém, as escovas interdentais são muito mais eficientes para a desorganização da placa bacteriana“.
-
Como utilizar a escova interdental?
Você deve inserir a escova interdental nos espaços entre os dentes, em direção à gengiva, de forma suave. “A inserção deve ser realizada delicadamente, com uma pressão suave, mas sem força. Se a escova deslizar muito facilmente, sem qualquer pressão, é porque o diâmetro está muito pequeno”, conta.
Após inserir, endireite a escova para que ela deslize perpendicularmente aos dentes. “O produto deve ser inserido e logo em seguida removido. Não há necessidade de uma escovação repetitiva, com movimentos de vaivém, o que pode machucar a gengiva e ocasionar retrações”, ressalta o Dr. Hugo.
Para facilitar o uso, é possível usar diferentes tipos de cabos. “O cabo reto, por ser longo, alcança com mais facilidade a região interdental dos dentes posteriores, enquanto o cabo anelado é ideal para ser usado nos dentes anteriores, além de garantir maior firmeza para aqueles que estão utilizando o produto pela primeira vez”.
-
Qual deve ser a frequência de uso?
“As escovas interdentais devem ser utilizadas uma vez ao dia, preferencialmente à noite, após a última refeição e antes da escovação convencional”, indica o cirurgião-dentista.
-
Sangramentos na gengiva após o uso são normais?
No início, quando ainda não temos o hábito de utilizar a escova interdental diariamente, pode sim ocorrer um sangramento nas gengivas após usá-las.“Nessa situação, o sangramento é normal e ocorre porque a gengiva está inflamada“, explica o cirurgião-dentista.
Mas, após cerca de duas semanas de uso, isso deixa de acontecer, uma vez que a gengiva desinflama conforme o biofilme oral é retirado dos espaços interdentais.
Se os sangramentos persistirem após esse período de tempo, procure ajuda de um profissional. “Sangramento recorrente pode ser um indício de que o diâmetro da escova interdental está incorreto ou existe alguma outra condição que precisa ser tratada, como periodontite”, enfatiza.
-
A escova interdental precisa ser trocada?
Devido ao desgaste das cerdas, que pode comprometer a higienização adequada, é necessário substituir a escova interdental periodicamente. Mas, segundo Hugo, muitos produtos contam com cabos reutilizáveis que permitem que o paciente adquira apenas os refis das cerdas, contribuindo para a diminuição do descarte de resíduos plásticos.
PARA COMPRAR AGORA
Pacote com 6 Escova Interdental 0,44mm Tamanho 0 - TEPE
Indicada para espaços extrapequenos/pequenos, é uma escova interdental que conta com uma cabeça angular e uma alça ergonômica longa, oferecendo estabilidade, controle de movimento e conforto durante o uso. É revestida com um plástico, possui cerdas macias e consegue limpar facilmente lacunas estreitas entre dentes e gengivas.
Escova Interdental Cilíndrica Fina 4mm 10 unidades - Power Dent
Esta escova interdental fina possui uma haste plástica curta que oferece praticidade e um manuseio mais preciso na higienização entre os dentes. Seu tamanho compacto ainda facilita o transporte para usar em qualquer lugar.
Escova Dental Interdental Tamanho 2 4 Unidades - Colgate
No tamanho 2, é ideal para espaços pequenos entre os dentes, limpando efetivamente os locais de difícil acesso sem agredir a gengiva. Tem cerdas macias.
Escova Interdental Prime Plus Hand CPS06 Com 5 Refis - Curaprox
A Curaprox trabalha em estreita colaboração com profissionais de odontologia para garantir produtos de saúde bucal mais eficazes e atraentes. Esta escova interdental prime limpa os espaços muito estreitos entre os dentes sem o risco de lesão. Esta embalagem inclui 5 pincéis medindo entre 0,6mm e 2,2mm e um suporte de escova CPS 06 com um conveniente sistema de clique.
Escova Interdental Interclean Ultrafina Cilíndrica 2mm 6 unidades - Bitufo
É uma escova interdental ultrafina eficiente na limpeza entre os dentes, espaços entre braquetes do aparelho, pontes e próteses fixas. Consegue higienizar até os lugares onde a escova convencional não atinge, proporcionando uma escovação completa e mais eficaz e prevenindo problemas gengivais.