Gengiva sangrando: o que pode ser

Veja alguns hábitos e doenças que podem causar o sangramento na gengiva e saiba como evitar

Por Victoria Theonila Atualizado em 8 jul 2021, 12h50 - Publicado em 8 jul 2021, 09h00

O sangramento na gengiva pode ocorrer por diferentes causas, como a escovação dos dentes com força, uso do fio dental de forma incorreta, ou então problemas mais graves como gengivite e outros problemas de saúde.

Higiene bucal

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Norte Americano, o que mais causa o sangramento gengival é o acúmulo de bactérias na boca, que posteriormente formam o tártaro, uma placa bacteriana calcificada. Para evitar esse acúmulo de bactérias, é imprescindível manter a higiene bucal seguindo esses passos:

  • escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia.
  • usar do fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Escolha certa dos acessórios

Uma lesão traumática causada pela escova de dentes também pode causar sangramentos na gengiva, por isso, escolha acessórios macios, uma vez que as cerdas mais duras podem causar mais irritações e lesões na gengiva.

+ 4 hábitos “saudáveis” que podem estar prejudicando sua saúde bucal

Escovação correta

A técnica correta de escovação é essencial para evitar essas lesões, com movimentos curtos e suaves de cada setor da boca – sem esquecer de escovar a língua também, que é o lugar onde as bactérias ficam mais alojadas.

Alimentação

Você sabia que até a alimentação pode interferir na saúde da sua gengiva? Isso porque alimentos com muito açúcar acabam criando um espaço para as bactérias crescerem dentro da boca. Dessa forma, aposte em uma alimentação rica em nutrientes e modere o açúcar na sua dieta.

Em casos de inflamação na gengiva (gengivite), infecção bacteriana (periodontite), alterações hormonais na gravidez e outras situações mais graves, consulte um dentista o mais rápido possível para iniciar o tratamento ideal indicado.

Seja o sangramento ocasional ou frequente, vale a visita ao dentista para entender a melhor forma de tratamento.

Continua após a publicidade
Publicidade