6 mudanças que você pode fazer no seu quarto para dormir melhor

A solução para a falta de sono pode estar em trocar a cor das paredes do lugar onde você descansa à noite!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h19 - Publicado em 13 out 2016, 14h48
Natural_Pod/Thinkstock/Getty Images
Natural_Pod/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Diversos fatores e costumes podem interferir na qualidade do sono de uma pessoa. Mas o ambiente onde dormimos também importa – e muito! Detalhes como a iluminação, o material dos lençóis e até a cor das paredes influenciam no período do descanso noturno. Se você acha que alguma coisa não está legal no seu cantinho, fique de olho nestas dicas:

1. Pinte o quarto de cores neutras

Aquela parede pink ou roxa do seu quarto pode ser linda, mas ela não é a melhor opção para quem busca um sono reparador. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, os tons que estimulam o relaxamento são azul e outros mais neutros, como o cinza. Estudos já demonstraram que pessoas cujos dormitórios são dessas cores dormem por mais tempo em relação àquelas que passam a noite em locais megacoloridos. A explicação é que tons neutros e azulados acalmam, baixando a pressão arterial e a frequência cardíaca. O resultado? Um sono profundo e tranquilo.

2. Mantenha a luz baixa

Apagar a luz do quarto imediatamente antes de dormir ou ficar mexendo no celular até pregar os olhos são atitudes contraindicadas se você deseja ter uma boa noite de descanso. É que a iluminação excessiva causa distração e impede o sono de vir. A orientação, portanto, é desligar todos os aparelhos eletrônicos e manter apenas uma luz baixa – como um abajour ou até uma vela – de 30 a 60 minutos antes de ir para a cama.

Leia também: 3 passos para relaxar e dormir melhor

3. Aposte em cortinas

E melhor ainda se elas forem do tipo blackout, que bloqueia qualquer raio de luz que tente entrar no seu quarto para despertar você.

Continua após a publicidade

4. Troque os lençóis

Se a sua roupa de cama é de materiais sintéticos, fique de olho: elas podem estar irritando a sua pele ou até superaquecendo a sua cama. Daí porque as opções 100% algodão, mais macias, são indicadas.  

E mais: 15 alimentos que ajudam no sono 

5. Reposicione o seu alarme

Segundo a Fundação Nacional do Sono, ficar ouvindo o ponteiro do relógio fazer tic-tac pode aumentar o nível de stress, o que só impede o sono de chegar. O melhor é colocar o aparelho em um lugar em que você não consiga vê-lo nem ouvi-lo da sua cama.

Continua após a publicidade

6. Renove o travesseiro

Com o tempo, o acessório em que você apoia a cabeça para dormir vai perdendo a firmeza (e até se tornando anti-higiênico!), e o posicionamento errado do pescoço torna desconfortável o descanso noturno – sem falar que pode causar um montão de problemas de postura. Se achar que o seu travesseiro já passou da validade, hora de trocar por um novo!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.