Continua após publicidade

Cinco segredos para se manter sempre jovem

Malhar, comer peixe e outras atitudes que freiam os efeitos do tempo

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 09h14 - Publicado em 15 fev 2011, 22h00

Tente malhar ao menos três horas por semana
Foto: Getty Images

Seu estilo de vida pode fazer você viver mais. Descubra se está fazendo a coisa certa para se manter jovem por mais tempo:
 
Quantas horas por semana você malha?

O ideal: três, no mínimo.
O porquê: fazer exercícios ajuda a reduzir os danos provocados pelos radicais livres, que afetam diretamente os telômeros, estruturas de DNA que têm a finalidade de proteger os cromossomos do desgaste pelo envelhecimento. Quanto mais longas essas estruturas, melhor. Só que os telômeros vão encurtando com o tempo, e o corpo entra em declínio físico. Um estudo com gêmeos feito pela Saarland University Clinic, em Hamburgo, na Alemanha, mostrou que os indivíduos ativos tinham telômeros mais longos do que os dos irmãos sedentários – biologicamente, eram até nove anos mais jovens.

Como está o seu colesterol?

O ideal: abaixo de 200 miligramas por decilitro (mg/dl).
O porquê: sem colesterol, o corpo não fabricaria hormônios. Portanto, essa substância só pode ser encarada como vilã de infarto e derrame se estiver acima do valor ideal. Para mantê-lo no lugar, consuma fibras solúveis (aveia, feijão, maçã e frutas cítricas), azeite de oliva extravirgem (que, ainda por cima, aumenta o HDL, o colesterol bom) e abacate (rico também em gordura monoinsaturada, que age como antioxidante e afasta o LDL, a versão ruim do colesterol).

Continua após a publicidade

Quantas vezes por semana você come peixe?
 

Cinco segredos para se manter sempre jovem

Peixes são fontes de ômega 3, um antioxidante poderoso
Foto: Getty Images


O ideal: três vezes.
O porquê: peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavala, são ótimas fontes de ômega 3, gordura boa que funciona como uma espécie de freio para a decadência física e mental. Uma pesquisa da holandesa Wageningen University, com 22 mil voluntários, associou o consumo de peixes que contêm ômega 3 a um baixo risco de doenças cardiovasculares. Jovem demais para se preocupar com isso? Não é, não. Fique sabendo que a maneira como você se alimenta hoje pode afetar seu coração num espaço de tempo entre dez e 30 anos.

Quantas vezes por semana você faz sexo?

Continua após a publicidade

O ideal: três vezes (ou mais).
O porquê: a maioria dos estudos sobre sexo e saúde relaciona transas regulares com a ativação dos hormônios do bem-estar e o reforço do sistema imunológico. Pesquisas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e da Queens University, na Irlanda, só para citar duas, sugerem que colocar o sexo na agenda é o melhor remédio contra gripe e resfriado, além de afastar o risco de doenças do coração e até de alguns tipos de câncer. E ainda reduz as rugas! Foi o que revelou um levantamento feito com 3.500 mulheres e homens: os que aparentavam ser entre 7 e 12 anos mais jovens do que na verdade eram relataram transar, no mínimo, três vezes por semana. Os estudiosos atribuem o efeito rejuvenescedor às endorfinas liberadas durante o orgasmo. Essas substâncias, que agem como um analgésico natural, ajudam a espantar o stress, melhorar o sono e aliviar dores crônicas.

Quantas horas você dorme por noite?
 

Cinco segredos para se manter sempre jovem

O sono profundo restaura o corpo
Foto: Getty Images


O ideal: de 7 a 9.
O porquê: a necessidade de sono varia de uma pessoa para outra e mais importante do que o tempo de descanso é o efeito dele. Ou seja, se você acorda cansada ou fica sonolenta o dia seguinte mesmo depois de horas de repouso. O sono profundo restaura o corpo, mantém os órgãos funcionando bem e libera os hormônios melatonina e GH, que têm propriedades antienvelhecimento e de manutenção das massas ósseas e muscular. Daí a relação entre dormir bem, exibir uma pele viçosa e melhorar o desempenho físico.

Publicidade