Continua após publicidade

Língua branca: o que pode ser e como evitar

Descubra o que fazer para prevenir a saburra lingual, que geralmente causa mau hálito

Por Juliany Rodrigues
20 fev 2024, 19h00

A saburra lingual, também conhecida como língua branca, é consequência de um processo fisiológico de acúmulo de células que descamam da boca. Essas células se unem às bactérias, ao muco da saliva e aos restos alimentares, formando uma “massa” que fica na superfície da língua.

O QUE PODE SER LÍNGUA BRANCA?

A principal causa da língua branca é a higienização oral insatisfatória, que compromete a remoção adequada dessa “massa”.

“Pode acometer indivíduos de qualquer faixa etária, fumantes, ou que estejam vivenciando processos de estresse excessivo, depressão, desidratação ou jejum prolongado”, explica Laudenice Lucena Pereira, cirurgiã-dentista e professora doutora do curso do Odontologia do Unipê.

Continua após a publicidade

Outros motivos da língua branca envolvem a candidíase, um tipo de infecção fúngica que pode acometer bebês, pacientes idosos ou acamados – imunossuprimidos, o uso prolongado de antibióticos e outras doenças, entre elas, diabetes e problemas no fígado.

De acordo com a profissional, pessoas com papilas gustativas em maior quantidade e/ou que apresentam “fissuras na língua” têm maior predisposição à adesão da saburra, que pode desencadear o mau hálito.

COMO EVITAR A LÍNGUA BRANCA?

No geral, a saburra lingual é inofensiva. Para evitá-la, é recomendado ter uma rotina de higiene bucal correta, usando fio dental, escovando os dentes e raspando a língua. A limpeza do órgão pode ser feita tanto com a própria escova quanto com raspadores específicos.

Continua após a publicidade

A prevenção da língua branca ainda inclui a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada e a alta ingestão de água, independentemente de sentir sede.

Entretanto, é fundamental ressaltar que, caso você observe qualquer alteração na sua língua, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um dentista, pois o profissional irá identificar a causa e definir o melhor tratamento para o seu caso.

Publicidade