Como lidar com o soluço? Causas e métodos para fazer parar
Confira técnicas caseiras que podem contribuir para o alívio do soluço

Caracterizado pelo som “hic”, o soluço é um incômodo que ocorre devido a uma contração involuntária e repetitiva do diafragma e dos músculos intercostais, seguidas pelo fechamento rápido da glote e das cordas vocais.
Normalmente, ele desaparece sozinho após alguns minutos, mas, em alguns casos, pode se manifestar de forma persistente e se tornar um motivo de preocupação. Continue a leitura para entender o que causa o soluço e como fazê-lo parar!
O que causa o soluço?
Existem diversas causas do soluço, sendo que as principais são:
- Estímulos gástricos, como ingestão rápida de alimentos e de bebidas;
- Distensão do estômago, que acontece, por exemplo, após refeições volumosas;
- Consumo de bebidas gaseificadas ou alcoólicas;
- Estresse e ansiedade;
- Mudanças bruscas da temperatura no estômago (ingerir algo muito quente ou muito gelado;
- Consumo de alimentos irritantes ou picantes;
- Tabagismo;
- Refluxo gastroesofágico.
De acordo com a Tatiana Magalhães de Almeida Gritti, professora do curso de fonoaudiologia da Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID), soluços persistentes podem representar problemas de saúde que devem ser investigados, como:
- Alterações gastrointestinais;
- Hérnia de hiato;
- Aneurisma da aorta;
- Condições neurológicas;
- Doenças cardiovasculares e metabólicas;
- Tumores em região abdominal e torácica;
“Lesões/irritações nos nervos vago ou frênico e o uso de certos medicamentos (corticosteroides, benzodiazepínicos) são outros fatores associados ao soluço que não passa”, completa a Dra. Michelle Andreata, pneumologista da Saúde no Lar.
Como fazer soluço parar?
Para parar o soluço, uma das principais dicas é inspirar profundamente e prender a respiração por cerca de 10 segundos. Além disso, você pode tentar beber água em goles ritmados, puxar delicadamente a língua para fora ou gargarejar água gelada por alguns segundos.
Pressionar suavemente a área do diafragma, logo abaixo do esterno, e assoprar contra uma resistência (dentro de um saco plástico, por exemplo) são outros truques que podem contribuir para o alívio do soluço.
Vale também erguer os joelhos até o peito e inclinar sobre eles, realizando uma leve pressão sobre o tórax.
“Lembrando que esses métodos não apresentam evidências científicas, mas costumam trazer uma melhora do sintoma”, conclui a professora.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.