Está difícil se concentrar? Tente a organização dos quatro quartos

A ideia, que surgiu no TikTok, consiste em dividir os dias em blocos de tempo para otimizar as tarefas e contornar a procrastinação

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h37 - Publicado em 20 jun 2022, 08h00
organização em quarto quartos
 (Anete Lusina / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

O TikTok definitivamente tem se mostrado a rede social do momento. E dentre tantos vídeos sobre assuntos variados, uma dica em particular se destacou: a da organização em quatro quartos. 

COMO FUNCIONA A ORGANIZAÇÃO EM QUATRO QUARTOS

A ideia é bastante simples e implica em dividir o dia em quatro sessões: manhã (5h até às 09h), manhã “tardia” (10h até às 13h), tarde (14h até às 19h) e noite (das 19h em diante). Ao contrário de observar o dia como uma maratona completa, é como se ele fosse dividido em pequenos sprints de corrida – e o objetivo é tanto ajudar na produtividade como na manutenção da saúde mental

“Uma rotina organizada traz consciência do que está rolando com você”, explica a consultora de organização para criativos Fernanda Negrão. “É bom saber o que você tem para fazer e quando vai fazer, assim você consegue dar lugar para as áreas da sua vida sem sentir que alguma parte está sendo negligenciada.”

E esse é um modelo que pode auxiliar com esse processo, já que pretende tanto otimizar o tempo quanto também evitar o efeito cascata que a falta de foco pode gerar em um dia, por exemplo. 

@rajpatelofficial7

You have a game to win. #fyp #foryoupage #selfimprovement #entrepreneur

♬ original sound – Ea

Continua após a publicidade

Se você não alcançou as suas metas profissionais para aquele dia, se encontrou algum tipo de dificuldade ou só perdeu a mão da sua produtividade, quando você divide o seu tempo dessa forma, pode mentalmente se reprogramar para um novo quarto de tempo, deixando esses elementos negativos para trás – assim como costumamos fazer com o começo de um novo dia. 

O método é, inclusive, adaptável para o que você considera mais adequado considerando a sua rotina e as suas necessidades. Se o modelo original não faz sentido, ele pode ser readaptado para manhã (09h às 12h), começo da tarde (13h às 15h30), fim da tarde (16h às 19h) e noite (a partir das 19h). 

“Esse é um bom jeito para entender onde começa e onde termina – e isso pode ser feito com tarefas. Por exemplo: sua tarde começa quando você vai almoçar. Assim, você não fica preso a horários”, continua a especialista.

Continua após a publicidade

COMO COMEÇAR A SE ORGANIZAR POR BLOCOS DE TEMPO?

E como começar a aplicar o método? Simples, depois de escolher a melhor formatação para os seus “quartos”, o ideal é escolher algum tipo de ritual que tire você do ambiente mental em que você está e prepare a sua mente para o próximo bloco. 

Por exemplo, como explicou Fernanda, a “divisão” entre o bloco da manhã e o da tarde pode ficar por conta do almoço, que acontece em um ambiente longe do seu trabalho. Se você faz home office, esse momento pode acontecer na mesa da cozinha. Se trabalha em um escritório, é o ato de almoçar fora em algum restaurante das proximidades. 

No próximo intervalo, por exemplo, entre o começo e o fim da tarde, a pausa para o café pode fazer às vezes de divisor, oferecendo tanto um respiro quanto um momento de reenergização. O ideal é sair do ambiente em que você está envolvido e não apenas deixar o e-mail de trabalho de lado para olhar as mensagens no celular ou o feed do Instagram. Isso ajuda na construção da sensação de recomeço – a cada início de bloco parece que você está, realmente, começando um novo dia. 

“A pessoa primeiro precisa entender quanto tempo tem e, para enxergar isso, ela pode olhar para os dias separando em blocos de tempo”, reforça Fernanda. “Manhã, tarde e noite é um bom começo para se guiar nesses blocos.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.