6 Hábitos para criar um ritual de fim do dia que vai mudar tudo

Dificuldades para descansar e desligar do trabalho? Criar rituais que marquem o fim do dia e a mudança de turno são essenciais para ajudar nesse processo

Por Marcela De Mingo Atualizado em 27 jan 2022, 16h02 - Publicado em 1 fev 2022, 08h00

Com a loucura da rotina, é fácil o trabalho dominar os nossos dias, e até mesmo os momentos de descanso acabam marcados por preocupações, mensagens e e-mails de última hora. Por isso, os rituais de fim de dia se mostram cada vez mais importantes: eles são o gatilho que você precisa para desligar de uma área da vida para se concentrar na próxima. 

Quando se trabalha fora de casa, essa divisão fica bastante clara. Por exemplo, a viagem de ônibus do trabalho até em casa serve como um ritual que desliga a sua mente do profissional e a conecta no pessoal. Com o crescimento do home office no Brasil e no mundo, no entanto, muita gente viu essas linhas divisórias perderem o sentido e o efeito. Afinal, quando você trabalha de casa e tudo acontece em um mesmo espaço físico, como fazer essa transição? 

Para Larissa Rodrigues, nome por trás do perfil Hábitos que Mudam, os rituais nos ajudam quando temos dificuldade em nos acostumarmos com um hábito novo, por exemplo, ou uma nova atividade. Eles são válidos até mesmo quando queremos entrar no clima de um outro turno (como desligar do trabalho e ligar na noite de descanso). 

“Você tem um ritual matinal para começar o seu dia de trabalho, você escreve as suas páginas matinais, toma um café reforçado, um banho gelado e começa o dia”, diz ela. “Esses hábitos mostram que você iniciou o seu dia e você entende que seguindo esse ritual você vai conseguir produzir melhor e aproveitar os seus picos de produtividade. Quando a gente fala do fim do dia, independente de qual seja a sua rotina, você também tem um combo de hábitos que pratica.”

Esses rituais podem acontecer de muitas maneiras. Para Larissa, colocar o jantar para descongelar, ligar uma música e deitar na rede para esperar o filho voltar da escola marcam o seu fim de dia. Isso pode ser combinado com outros pequenos hábitos que, em conjunto, criam um ritual de fim de dia completo, como fazer o skincare antes de dormir, ler por alguns minutos depois de deitar ou deixar o celular longe da cama, para evitar interferências no sono. 

Aliás, a profissional explica que é importante, nesse processo, rever a maneira como lidamos com hábitos. 

“Quando a gente fala de hábitos bons, a gente esquece de avaliar que na nossa vida, hoje, existem vários hábitos que podem ser considerados bons, desde a nossa frequência de atividades físicas ou alongamento, ou os nossos hábitos de cuidado com a saúde.”, explica. “Existem hábitos na nossa rotina que, muitas vezes, a gente não avalia como uma coisa positiva, porque é tão enraizado que passa despercebido.”

Por isso, ela aconselha um exercício de desenvolver os hábitos que você já exerce para, então, criar rituais completos de começo de dia, fim de dia ou de autocuidado, por exemplo. “Se eu tenho o hábito de me alongar, eu vou estender isso para uma caminhada. Se eu já consigo dormir cedo, eu vou começar a largar o meu telefone às 21h para ter uma noite melhor. Esses são os benefícios de incluirmos hábitos bons na nossa rotina, sem olhar de uma forma que dificulte e, sim, facilite”. 

Com isso tudo em mente, que tal escolher algumas das ideias abaixo para combinar com os hábitos que você já executa e criar um ritual de fim de dia completo? A ideia é, justamente, facilitar a transição do trabalho para o descanso e, de quebra, diminuir os níveis de estresse, o cansaço mental e, claro, melhorar a sua qualidade de vida. 

1

ARRUME A MESA DE TRABALHO

Uma maneira de marcar o fim do dia é arrumar a mesa de trabalho de forma que ela fique pronta para o uso no dia seguinte. Quer você use a mesa da cozinha como escritório ou tenha um espaço dedicado ao trabalho, recolha os papéis, leve copos para a pia e deixe tudo organizado para o dia seguinte. 

2
Continua após a publicidade

FECHE O TAMPO DO COMPUTADOR

Se você usa um laptop, essa é uma pequena ação que tem um grande impacto. Fechar o tampo do computador (ou desligá-lo, caso você use um computador de mesa) é uma marcação física de que o dia acabou. Mesmo que você abra o computador para ver um filme mais tarde, esse momento marca o fim de um turno e começo do outro: agora é hora de descansar. 

3

ALONGUE O CORPO

Todo mundo sabe que passar o dia inteiro sentado não faz bem ao corpo, então, uma forma de marcar o fim do dia e aliviar a tensão é se levantando e alongando o corpo. Espreguice-se, mova os membros, mexa os ombros… enfim, faça o que for preciso para aliviar a tensão acumulada no corpo – às vezes, dois minutinhos de alongamento consciente são o suficiente para mudar o clima. 

4

ADIANTE A LISTA DE TAREFAS DO DIA SEGUINTE

Você é do tipo que costuma ficar com coisas do trabalho na mente mesmo depois do expediente? Então, acabe com isso finalizando o seu dia com uma lista do que precisa ser feito no dia seguinte. Dessa forma, você libera espaço na sua mente para o descanso e já começa o dia seguinte com as tarefas listadas – a partir daí, é apenas estabelecer prioridades e começar o dia. 

5

TOME UM BANHO RELAXANTE

Que tal acender uma vela e tomar um banho relaxante antes de trocar a roupa do dia pelo pijama ou um look mais confortável? 

6

PASSEIE COM O SEU PET

Quer uma atividade mais relaxante do que dedicar um tempo para o seu amiguinho de quatro patas? Um ótimo ritual é pegar o seu cachorro para um passeio noturno. A caminhada ajuda a desestressar e relaxar e, de quebra, você ajuda o seu bichinho a fazer o mesmo! 

Continua após a publicidade

Publicidade