Continua após publicidade

Remédios naturais para resfriado: 4 opções apoiadas pela ciência

Alguns remédios naturais para resfriado são tão eficazes quanto aqueles comprados nas farmácias. Confira aqui quatro deles!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h37 - Publicado em 25 set 2023, 10h00
Conheça quatro opções de remédios naturais para resfriado
Conheça quatro opções de remédios naturais para resfriado (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Podemos concordar sobre a péssima sensação causada pelos resfriados: dores pelo corpo, cansaço, improdutividade e nariz congestionado são apenas alguns dos sintomas. É aí que, muitas vezes, começam as buscas pelos remédios naturais para resfriado.

Que atire a primeira pedra quem nunca cogitou (ou usou) receitas da época da vovó para tentar se livrar desse mal-estar como uma ajuda a mais para os remédios e antibióticos receitados pelo médico.

Acredite: é verdade quando dizemos que há muitas opções originadas de práticas ayurvédicas, medicina popular e rituais antigos que, de fato, funcionam. Prova disso está em pesquisas científicas que apontaram como eficazes essas formas de prevenir ou combater um resfriado. Portanto, tome nota a partir de agora para estar preparado quando precisar lutar contra este problema!

 

Remédios naturais para resfriado

1

Cidra de fogo

Trata-se de uma opção bastante tradicional entre herbalistas para aumentar a imunidade, principalmente nos meses de inverno.

Apesar de ter um gosto pouco agradável, já que é uma mistura de vinagre de maçã, alho, cebola, raiz-forte, gengibre, açafrão, pimenta e limão – claramente uma combinação de ingredientes super amarga e picante –, ela funciona incrivelmente bem.

Segundo a Cleveland Clinic, dos Estados Unidos, a cidra de fogo é conhecida por ser antiviral, antibacteriana e antifúngica, ajudando a prevenir resfriados. Além disso, ela ainda estimula a função imunológica, aumenta o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio, decompõe o muco e pode ajudar o corpo a remover resíduos dos tecidos.

Continua após a publicidade

Sendo assim, se o objetivo é prevenir um resfriado, a recomendação é tomar pela manhã durante uma ou duas semanas.

2

Tome NAC

NAC, ou aminoácido N-acetil L-cisteína, é um aminoácido que nosso corpo usa para construir antioxidantes – especialmente o mais poderoso deles, chamado glutationa – e é conhecido por ajudar no tratamento de problemas respiratórios crônicos, fertilidade e saúde cerebral.

Continua após a publicidade

Em um grande estudo feito com adultos mais velhos, apenas 25% daqueles que tomaram NAC tiveram episódios semelhantes aos da gripe durante um período de seis meses, em comparação com 79% no grupo placebo.

Assim, para evitar os resfriados, costuma-se indicar seu uso diariamente, em especial durante a temporada de inverno e doenças respiratórias.

3

Óleo de orégano

Continua após a publicidade

O óleo de orégano era bastante usado em práticas de cura antigas para tratar resfriados, gripes e outros problemas de saúde, devido a seus tantos benefícios.

Atualmente, com base em pesquisas, foi comprovado que os óleos voláteis do orégano (timol e carvacrol) têm propriedades antivirais, antibacterianas e antiinflamatórias – todas extremamente úteis quando se trata de se livrar naturalmente do resfriado.

4

Sabugueiro

Continua após a publicidade

Embora as propriedades do sabugueiro para o combate ao resfriado tenham sido reconhecidas na medicina popular, houve um aumento recente que tornou a planta mais popular do que nunca. Isso porque, além de ajudar com este problema, ele ainda é bom para o tratamento de gripe, infecções, ciática, dores de cabeça, dor de dente, dor cardíaca e dor nos nervos.

Em um estudo, pesquisadores descobriram que “compostos de sabugueiro podem inibir diretamente a entrada e replicação do vírus nas células humanas e podem ajudar a fortalecer a resposta imunológica de uma pessoa ao vírus”. Isso significa que é um tratamento eficaz para resfriados e gripes.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.