Excessos de fim de ano: como proteger a saúde digestiva durante as festas?
O aumento no consumo de alimentos pesados e de bebidas alcoólicas durante esta temporada pode desencadear desconfortos gastrointestinais
O fim de ano é uma época em que acontecem muitas festas e confraternizações, que, geralmente, envolvem o consumo de alimentos mais pesados e de bebidas alcoólicas. Com isso, a saúde digestiva acaba ficando mais vulnerável, podendo surgir sintomas como azia, refluxo, intoxicações e diarreias.
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que episódios de diarreia e de intoxicação alimentar aumentam até 30% durante a temporada de verão no Brasil. Entre os fatores associados a isso estão a conservação inadequada de alimentos e a maior proliferação bacteriana em altas temperaturas.
De acordo com o Dr. Áureo Delgado, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o organismo responde rapidamente aos excessos típicos do período.
“O sistema digestivo é sensível às alterações bruscas na alimentação e no estilo de vida. A prevenção é o melhor caminho, especialmente nesta época do ano em que os abusos alimentares são mais comuns”, afirma.
Para preservar a saúde digestiva em meio ao fim de ano, é fundamental adotar algumas estratégias, que vão desde pequenas mudanças nos hábitos alimentares até cuidados com o estilo de vida.
Como cuidar da saúde digestiva durante o fim de ano?
Quer aproveitar as festas de fim de ano sem desconfortos gastrointestinais? A seguir, a Federação Brasileira de Gastroenterologia revela quais medidas não podem faltar na rotina. Veja:
1. Modere alimentos gordurosos e ultraprocessados
Um dos cuidados mais importantes é moderar o consumo de alimentos gordurosos e ultraprocessados, uma vez que eles sobrecarregam o estômago e aumentam o refluxo, a gastrite e a má digestão.
Para evitar esses incômodos, o ideal é priorizar o consumo de alimentos mais leves, por exemplo, vegetais, frutas frescas, verduras, carnes magras e grãos integrais.
2. Consuma álcool com responsabilidade
Não exagere na quantidade de álcool e, se for consumi-lo, lembre-se de sempre intercalar com água, para evitar a desidratação do corpo e reduzir os efeitos negativos causados pela substância.
3. Mantenha boa hidratação
A hidratação adequada está entre os pilares mais fundamentais para a manutenção do do nosso bem-estar geral. A água desempenha funções vitais no organismo, como auxiliar na digestão, na absorção dos nutrientes, regular o trânsito intestinal e prevenir a prisão de ventre.
4. Reforce os cuidados com higiene e conservação dos alimentos
O calor e a exposição prolongada às altas temperaturas favorecem a contaminação dos alimentos. Por isso, durante a temporada de verão, é indispensável redobrar os cuidados com a higiene e a conservação deles, principalmente quando se trata de carnes, pescados, laticínios e pratos crus.
5. Coma devagar e respeite a saciedade
Para diminuir crises de refluxo e diminuir desconfortos após a refeição, é preciso prestar bastante atenção na mastigação. Comer devagar faz toda a diferença para facilitar a digestão.
Além disso, respeite a sua saciedade. O excesso de alimentos pode sobrecarregar o estômago e desencadear aquela sensação de inchaço desconfortável.
6. Busque atendimento em sinais de alerta
Ao perceber sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos, sangramentos ou diarreia grave, não deixe de procurar uma avaliação médica imediata.
Vale destacar que a falta de cuidados com a saúde digestiva pode desencadear complicações sérias, elevando o risco de desenvolvimento de doenças como gastrite, doença hepática gordurosa não alcoólica, dispepsia funcional e síndrome do intestino irritável.
“Celebrar faz parte da vida, mas cuidar do sistema digestivo é essencial para aproveitar o período festivo com conforto e segurança”, conclui o médico.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp
Quanto tempo de atividade física por dia é o ideal?
Corrida faz mal para o joelho?
Variação no cardio: o que você precisa saber para resultados melhores
5 dicas práticas para controlar o estresse em 2026 e melhorar sua saúde mental
Requeijão cremoso vegano: sabor e saúde em apenas 10 minutos!





