Relatório da OMS revela que número de adultos diabéticos aumentou

Segundo o levantamento, o número de pessoas que sofrem com a doença quadruplicou em 35 anos

Por Redação Boa Forma Atualizado em 16 out 2016, 04h22 - Publicado em 6 abr 2016, 16h40

Mais do que uma constatação, estes dados servem de alerta. De acordo com o primeiro relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre diabetes, o número de adultos que sofrem com a doença crônica no mundo quadruplicou desde 1980. Em 2014, o levantamento apontou que 422 milhões de adultos sofriam com a doença, em relação aos 108 milhões identificados em 1980.

Os pesquisadores acreditam que o processo de envelhecimento e os níveis crescentes de obesidade fazem com que o diabetes esteja se tornando um problema de saúde global. O estudo, publicado no jornal The Lancet, usou dados de 4,4 milhões de adultos para estimar o predomínio de diabetes por idade em 200 países.

A pesquisa apontou também que o diabetes aumentou mais entre os homens do que as mulheres, e que as taxas da doença se elevaram em muitas nações de baixa e média renda como China, Índia, Indonésia, Paquistão, Egito e México. Vale ressaltar que as informações foram divulgadas às vésperas do Dia Mundial da Saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), que esse ano tem como tema diabetes. 

Publicidade