Rótulos de alimentos devem conter alerta para pessoas com alergia

A mudança, anunciada no último domingo (03), obriga que embalagens de bebidas e comidas apresentem informações sobre a presença de substâncias que podem causar alergias

Por Redação Boa Forma Atualizado em 22 out 2016, 17h27 - Publicado em 4 jul 2016, 10h16

Embalagens de comidas e bebidas terão, a partir do último domingo (03), que trazer informações sobre a presença de substâncias que comumente causam alergias. De acordo com a Agência Brasil, a resolução da Avisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovada em junho do ano passado, obriga a indústria alimentícia a informar nos rótulos a presença dos principais alimentos que levam a alergias alimentares. O prazo para que as empresas se adequassem à norma foi de um ano.

A iniciativa foi aprovada após intensa mobilização de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem consumir. As famílias criaram, em 2014, a campanha Põe no Rótulo, para dar visibilidade à demanda. Segundo Cecília Cury, uma das coordenadoras do movimento, a norma atende à necessidade do grupo e foi amplamente discutida pela sociedade.

No Brasil, estima-se que de 6% a 8% das crianças com menos de 6 anos de idade sofram de algum tipo de alergia. Na maior parte dos casos, a única forma de reprimir o surgimento de sintomas é evitar o consumo dos alimentos. Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) diz que reconhece como legítimas as demandas do consumidor por informações claras nos rótulos sobre a presença de alergênicos na composição dos produtos.

Apesar de algumas empresas terem antecipado a mudança nas embalagens, um grupo ligado à indústria alimentícia chegou a pedir o adiamento do prazo para início da vigência da nova norma. A Anvisa negou a solicitação. A medida vale para produtos fabricados a partir do anúncio. Os que foram fabricados antes e estiverem em circulação, podem continuar sendo comercializados até o final do prazo de validade.

Continua após a publicidade
Publicidade