Suco de cranberry pode diminuir o risco de doenças cardíacas

Uma pesquisa recente aponta a fruta como principal agente na melhora da circulação do sangue, da função renal e na filtração de impurezas do corpo

Por Mariana Amorim (colaboradora) Atualizado em 28 out 2016, 01h35 - Publicado em 13 out 2015, 15h23
Você, provavelmente, já ouviu falar que a cranberry é uma poderosa aliada na prevenção de infecção urinária. Mas agora você tem um motivo ainda maior para incluir a frutinha no seu cardápio. Uma nova pesquisa, apresentada na última Conferência de Pesquisa em Saúde Cranberry, em Wisconsin, apontou que a cranberry também evita doenças cardíacas. A fruta é rica em polifenol, um antioxidante poderoso que melhora a circulação do sangue, a função renal e hormonal e a filtração de impurezas do corpo. 
 
O estudo foi feito com dez homens saudáveis, com idade entre 18 e 40 anos, que tomaram aproximadamente dois copos de suco de cranberry, com diferentes concentrações da fruta. E para detectar quaisquer alterações, os pesquisadores coletaram amostras de sangue e urina no início do estudo, e nas horas seguintes. Esse material apresentarou melhorias no fluxo sanguíneo desses homens. Inclusive com os que tomaram sucos com 25 a 27% de suco de cranberry tiveram um efeito positivo. Por conta da melhora no fluxo de sangue dos participantes, os pesquisadores acreditam que a fruta pode reduzir o risco de aterosclerose, uma doença em que ocorre o acúmulo de colesterol e placas de gordura nas paredes das artérias.
 
Quer mais motivos para apostar na cranberry? Ela reforça ainda o sistema imunológico, de acordo com um estudo da Universidade Maryland Medical Center, nos Estados Unidos. Mérito da vitamina C, presente em alta concentração na fruta. Uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Manseau, no Canadá, mostrou o potencial dos fitoquímicos do cranberry (entre eles as antocianidinas) na modulação de radicais livres altamente lesivos, prevenindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. “A fruta ainda favorece a produção de colágeno graças à vitamina E”, diz a nutricionista Bianca Naves. Mais: dois copos por dia do suco ou do extrato melhoram o rendimento físico.
Publicidade