5 sinais importantes da menopausa que você não deve ignorar
Veja também mitos sobre esse período e como o bem-estar por auxiliar nesse processo
A menopausa ainda é um tabu para muitas mulheres e, principalmente, a desinformação a respeito dos sintomas, sinais do climatério e pós-menopausa e ainda é algo que precisa ser tratado com cuidado. Ela ainda é tratada com silêncio, apesar de impactar a vida de muitas brasileiras.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30 milhões de mulheres no Brasil estão atualmente na faixa etária do climatério e da menopausa, o equivalente a 7,9% da população feminina. Ainda assim, apenas cerca de 238 mil foram diagnosticadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A menopausa não é um problema, é uma etapa natural da vida da mulher. O que complica é a falta de orientação, que faz muitas mulheres acharem que precisam enfrentar tudo sozinhas e que não há uma solução para melhorar o bem-estar nessa fase ”, afirma Camile Zanichelli, nutricionista e especialista em fitoterapia integrativa da Always Fit, marca brasileira de suplementos fundada em 2020.
Existem sintomas que já são muito conhecidos da menopausa, como ondas de calor e irregularidade menstrual, mas muitos sinais ainda passam despercebidos. A profissional listou cinco deles a seguir:
Alterações cognitivas e dificuldade de concentração: lapsos de memória, sensação de “mente nublada” e dificuldade de foco frequentemente são confundidos com estresse, quando na verdade refletem as oscilações hormonais da perimenopausa.
2Mudanças de humor e irritabilidade: variações emocionais mais intensas, ansiedade ou maior sensibilidade podem surgir em função das flutuações hormonais típicas dessa fase.
3Distúrbios do sono: dificuldade para adormecer, despertares noturnos e sono fragmentado tornam-se mais comuns devido à queda de estrogênio e aos impactos na regulação térmica do organismo.
4Alterações na pele e na lubrificação natural: a diminuição do estrogênio reduz a hidratação e a elasticidade da pele, além de comprometer a lubrificação vaginal.
5Redução da massa muscular e queda de energia: com o metabolismo mais lento, manter a massa magra se torna mais desafiador, o que causa perda de força e menor disposição no dia a dia.
Foque no seu bem-estar
A especialista explica que a rotina de bem-estar pode mudar essa etapa na vida da mulher na menopausa. “Há nutrientes capazes de auxiliar no equilíbrio hormonal e na atenuação dos sintomas mais incômodos. Óleos de prímula, borragem e linhaça, além da vitamina E, são aliados importantes nesse processo. Eles ajudam a reduzir fogachos, melhorar o humor, apoiar a lubrificação natural e diminuir processos inflamatórios.”
A profissional também destaca a importância de diferenciar mitos de informações confiáveis sobre a menopausa. “Muitas pessoas acreditam que a menopausa só começa aos 50 anos ou que os sintomas são iguais para todas as mulheres, mas isso não corresponde à realidade. A perimenopausa, ou climatério, pode surgir bem antes, e cada corpo vive essa transição de forma única. Suplementação correta, com orientação adequada e respaldo científico, pode fazer uma diferença enorme na qualidade de vida”, completa.
Com orientação adequada, acesso a informações confiáveis e um plano individualizado, que pode incluir suplementação, é possível atravessar a menopausa com mais equilíbrio e manter a qualidade de vida durante toda essa etapa.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp
Quais máquinas da academia ajudam a perder barriga?
Qual a relação entre perda de peso rápida e dor nas costas?
Que tal ser mais feliz em 2026? Movimentar-se pode ser o caminho!
Por que treinar o equilíbrio melhora o desempenho nos treinos?
Quer ter mais disposição para treinar em 2026? Confira as melhores dicas





