Suar muito no treino: será que isso realmente ajuda a emagrecer?

Essa é uma dúvida muito comum entre os praticantes de atividades físicas. Especialistas respondem!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 13 jun 2025, 14h46 - Publicado em 11 jun 2025, 14h00
suar muito no treino emagrece
Suar muito no treino emagrece? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Suar muito no treino significa que estou emagrecendo? Será que há relação entre a transpiração e a queima de gordura? É isso o que você vai descobrir nesta matéria!

Suar muito no treino significa que estou emagrecendo?

De acordo com o nutricionista Gustavo Camargo, professor do curso de Bodybuilding Coach da Faculdade UNIGUAÇU, suar muito não necessariamente indica que a atividade física foi eficiente.

Ao se movimentar, os músculos geram calor, o que eleva a temperatura corporal. Nesse sentido, a produção de suor age como um mecanismo fisiológico do corpo para a regulação da temperatura interna, ajudando a evitar o superaquecimento.

“Perder peso através da perda de água (transpiração) e a perda de gordura corporal são situações totalmente diferentes. Ao perder água estamos apenas ‘desidratando‘, e ao ingerirmos água, este peso perdido possivelmente irá retornar”, conta o profissional.

“Para que haja perda de gordura, é necessário estarmos em déficit calórico para que ocorra tanto a lipólise (quebra da gordura) como a beta-oxidação (“transformação” destes lipídeos em energia “ATP”)”, esclarece.

Continua após a publicidade

Existem fatores que podem influenciar a quantidade de suor produzida durante os exercícios físicos, entre eles, a idade, a genética, a umidade e o peso.

“Além disso, há pessoas que apresentam um maior número de glândulas sudoríparas hiperativas, e isso também pode trazer a produção de mais suor”, ressalta.

Para o médico e professor da Faculdade UNIGUAÇU, Leonardo Feiden, um treino pode ser considerado eficaz quando atende aos objetivos do indivíduo, seja o aumento da força, a melhora da resistência cardiovascular, a flexibilidade ou a perda de peso.

Continua após a publicidade

“O fato de suar muito não deve ser o único critério para avaliar a eficácia de um treinamento. Aspectos como a intensidade, a duração e a especificidade do exercício são muito relevantes e devem ser levados em consideração”, afirma Feiden.

Vale lembrar que a sudorese excessiva aumenta as chances de desidratação, principalmente durante práticas prolongadas ou em ambientes quentes. O quadro pode atrapalhar o desempenho físico e coloca em risco a saúde e a segurança.

Para emagrecer de forma saudável, alguns cuidados são fundamentais, como alimentação balanceada, manutenção do bem-estar mental, treinos regulares e acompanhamento profissional.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.