Continua após publicidade

Suar muito no treino emagrece? Esclareça essa e outras dúvidas

Você já ouviu falar que suar muito durante o treino emagrece mais? Saiba se isso é verdade!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 22 abr 2024, 21h34 - Publicado em 5 abr 2024, 14h00

A prática de atividade física é indispensável para uma vida mais saudável e para o bem-estar. Mas, com tantas informações que são divulgadas por aí sobre o assunto, fica difícil saber o que é realmente verdade e o que é apenas mito. Suar muito no treino emagrece mais? Tem que tomar suplemento? O descanso é importante? A seguir, esclareça essas e outras dúvidas sobre o tema.

1

Atividade física é apenas para quem quer perder peso

Mito

Estudos científicos já comprovaram que movimentar o corpo, além de favorecer o emagrecimento, também oferece outros benefícios, ajudando, por exemplo, no fortalecimento dos ossos e no tratamento de diabetes.

“Malhar também a ajuda a produzir hormônios do bem-estar, contribuindo para a saúde mental, e é imprescindível para o aumento da força, melhora da composição muscular e manutenção da saúde cardiovascular”, completa a Samantha Clayton, vice-presidente global de Desempenho Esportivo e Educação Física da Herbalife.

2
Continua após a publicidade

 

A regularidade é mais importante do que a intensidade

Verdade

É muito melhor manter treinos regulares do que realizar sessões esporádicas, mas intensas. Para que você desfrute dos benefícios à saúde, o exercício deve fazer parte da sua rotina diária.

3

Suar muito no treino emagrece mais

Mito

Suar não está diretamente relacionado à queima de calorias ou intensidade do treino. A transpiração é um mecanismo de regulação térmica do corpo e não tem a ver com a eficácia do exercício.

Continua após a publicidade
4

O descanso é fundamental para o treino

Verdade

Para evitar lesões e melhorar o desempenho, o descanso é indispensável, pois ele possibilita que o corpo se recupere e se fortaleça adequadamente entre os treinos.

“A quantidade de descanso varia de acordo com a intensidade do exercício, a idade e o estilo de vida de cada pessoa. Mas, em geral, deixe um dia da semana sem treino ou faça alguma atividade bem leve, como caminhada no parque”, orienta Clayton.

5
Continua após a publicidade

Quem se exercita deve consumir suplemento

Depende

O consumo de suplementos para quem se movimenta deve ser recomendado levando em consideração uma série de fatores, como objetivos, dieta e necessidades individuais.

Em alguns casos, especialmente em treinos intensos ou específicos, os suplementos podem entrar como um complemento à alimentação, sendo considerados uma forma prática de garantir os nutrientes essenciais ao corpo.

No entanto, é preciso lembrar que eles não devem substituir uma dieta equilibrada e saudável. Para consumi-los, o ideal é contar com uma orientação profissional e optar por marcas confiáveis.

6
Continua após a publicidade

Exercícios podem melhorar a saúde mental

Verdade

Estudos apontam que se exercitar libera neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar, entre eles, dopamina e serotonina, o que combate a ansiedade, o estresse e a depressão e melhora o humor.

7

Ir à academia é melhor do que se exercitar ao ar livre

Mito

Tanto as atividades em academia quanto ao ar livre têm vantagens a oferecer. Assim, a decisão depende do que você prefere e de quais são os seus objetivos.

Continua após a publicidade

“O importante é você encontrar uma modalidade pela qual se identifique para torná-la parte da sua rotina”, destaca Samantha.

8

Se exercitar com alguém dá mais motivação

Verdade

Ter uma companhia para treinar é mais motivador e colabora para a adesão aos exercícios. “Estar acompanhado de pessoas com objetivos semelhantes cria um ambiente estimulante, aumentando o entusiasmo e a inspiração“, conta a treinadora.

9

Tem que pegar muito peso para a hipertrofia

Mito

A treinadora garante que, assim como os treinos de musculação com maiores cargas, aqueles com menores cargas e mais repetições também geram o aumento da massa muscular. Para garantir esse resultado, ela explica que o mais importante é que o músculo chegue próximo à exaustão ou falha.

“Independente do método que você escolher, lembre-se ainda que é preciso ter um consumo de proteína adequado ao longo do dia para promover o ganho de massa muscular”, conclui.

Publicidade