Continua após publicidade

BBB 24: Saiba os riscos do top com cascas de laranja usado por Beatriz

Segundo dermatologista, o top utilizado pela sister pode favorecer a fitofotodermatose. Entenda o que é!

Por Juliany Rodrigues
3 abr 2024, 18h00

Na segunda-feira, 1 de abril, durante o ao-vivo do Big Brother Brasil 2024, a participante Beatriz Reis foi repreendida pelo apresentador Tadeu Schmidt por usar um top feito com cascas de laranja. Ele afirmou que a fruta pode causar irritação na pelequeimaduras, quando combinada à exposição solar.

O que é a fitofotodermatose?

O top usado pela sister pode favorecer o surgimento de uma alteração chamada de fitofotodermatose, que ocorre quando a pele é exposta ao sol após o contato com frutas cítricas, como limão, laranja, kiwi e caju.

“Costuma surgir nas 24 horas seguintes após as áreas de contato receberem a irradiação solar”, diz a Dra. Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

A fitofotodermatose promove um processo inflamatório e pode causar manchas e queimaduras, sendo que estas podem evoluir e provocar danos mais graves à pele, como infecções, vesículas, bolhas e descamação.

“A característica principal das fitofotodermatoses é a pigmentação acastanhada, que pode durar várias semanas, e a aplicação do limão sobre a pele, por exemplo, pode produzir queimaduras de até 3º grau“, alerta a especialista.

Continua após a publicidade

Por isso, ao notar qualquer uma dessas alterações, é importante buscar ajuda imediata. “Se o dermatologista não estiver disponível em um primeiro momento, procure um pronto socorro ou um hospital para, depois, ir atrás de um tratamento eficaz para as sequelas do problema”, sugere.

Como tratar? 

O primeiro passo é lavar a região afetada com água e sabão de pH neutro. De acordo com Marçal, cremes desenvolvidos com pró-vitamina B5 ou ácido pantotênico e a água termal também são recomendados para reestabelecer a integridade da pele.

“Em relação às roupas, para não piorar o processo, priorize as peças de material 100% natural, como aquelas feitas com algodão, e que protejam a área da exposição solar“, completa.

Durante uma consulta com um dermatologista, o profissional pode prescrever anti-inflamatórios por via oral, analgésicos e antibióticos. Quando há queimaduras se bolhas, é indicado o uso de pomadas à base de antibióticos locais e muita hidratação.

Em relação às manchas, a Dra. Claudia revela que elas tendem a desaparecer de maneira espontânea e gradativa, desde que os cuidados necessários sejam adotados, como a aplicação de protetores solares potentes.

Continua após a publicidade

“Alguns ativos despigmentantes podem ser utilizados para acelerar o processo. As reações mais intensas podem exigir o uso de medicamentos para seu controle, que devem ser orientados por um profissional”, afirma.

Como prevenir a fitofotodermatose? 

Para evitar a fitofotodermatose, especialmente em dias de calor, redobre a atenção ao manusear frutas cítricas, cenoura, arruda, aipo, salsinha, coentro e erva-doce, uma vez que esses alimentos liberam substâncias que podem queimar e manchar a barreira cutânea quando há a exposição ao sol.

Todas as vezes que manusear qualquer um desses alimentos, lave as mãos com água e sabão cuidadosamente, para garantir que todos os resíduos sejam removidos. Além disso, lembre-se de checar se braços, abdômen e rosto também estão limpos e sem respingos.

“Para proteger essa pele, não se esqueça da aplicação e da reaplicação dos filtros solares“, conclui.

Publicidade