Saúde do sono: saiba quando é hora de substituir seu travesseiro
Profissionais apontam bons motivos para substituir o acessório para manter a qualidade do sono

Deitar em uma cama confortável é fundamental para conseguir descansar o corpo e a mente após um dia cansativo. Mas você sabia que é necessário trocar o travesseiro de tempos em tempos para que a saúde do sono não seja comprometida?
De acordo com Robert Oexman, médico e diretor do Sleep to Live Institute, dos Estados Unidos, este período deve ser a cada seis meses, não podendo passar de dois anos – diferença grande em comparação a vida útil de cinco a 10 anos do colchão, por exemplo.
Segundo o profissional, ao contrário do que muitos pensam, a preocupação maior não é a respeito da qualidade de suporte do acessório, mas sim os bichos e detritos que podem ser encontrados no local em que você deita o rosto todas as noites.
“Sujeira, óleo e células mortas da pele ficam presas ali, o que pode levar à acne. Ácaros, que pertencem à família das aranhas, também gostam de ficar nas fendas do seu travesseiro”, afirma Oexman.
“Você não consegue vê-los, mas eles estão concentrados onde as pessoas estão, em coisas como roupas de cama e carpetes”, complementa o alergista e imunologista Mark R. Neustrom, da Kansas City Allergy and Asthma Associates, dos Estados Unidos.
Como isso pode afetar a saúde e a qualidade do sono?
Segundo especialistas, o acúmulo de ácaros pode causar problemas de saúde muito reais, incluindo reações desagradáveis em pessoas alérgicas a insetos.
“Aproximadamente 20% das pessoas têm alergias. Destas, cerca de dois terços podem ser alérgicas aos tipos de ácaros que se reúnem em ambientes fechados”, aponta Neustrom.
“Ao contrário de alérgenos como pelos de gato, no entanto, a proteína que desencadeia reações aos ácaros não costuma ser transportada pelo ar. Sendo assim, sintomas mais fortes que surgem logo pela manhã são um bom sinal de que o problema pode ser seu travesseiro. Qualquer pessoa com sintomas nasais durante todo o ano também devem fazer um teste para alergia a ácaros, ele diz”, ele complementa.
A boa notícia? Os ácaros não oferecem riscos para a saúde além das reações alérgicas ou asmáticas, além de também não influenciarem em nenhum tipo de doença. Mas, ainda assim, isso não quer dizer que seja ideal dormir entre milhares deles.
Para evitar isso, capas herméticas para colchões e travesseiros podem ajudar, assim como lavar roupas de cama, incluindo os travesseiros, regularmente. Outra boa dica dos profissionais é deixá-los trinta minutos em baixa temperatura na secadora.
Como escolher um travesseiro novo?
“Quando chegar a hora de comprar um novo travesseiro, tenha em mente que o objetivo é encontrar um que preencha o espaço entre sua cabeça e seus ombros quando você se deita”, orienta Oexman. “O travesseiro perfeito posiciona sua cabeça em alinhamento quando você está se aconchegando em sua posição favorita para dormir, completa, ressaltando que pessoas que dormem de bruços e de costas precisam de travesseiros muito mais finos do que aquelas que dormem de lado por esse motivo.
Quanto ao material usado para a confecção do travesseiro, a escolha depende apenas da preferência pessoal, seja de plumas, espuma ou gel.
Por fim, é importante ressaltar que, sempre que você trocar seu colchão, também é indicado comprar um travesseiro novo, pois o espaço entre sua cabeça e ombros mudará com a mudança na firmeza do colchão.