Orégano: 6 maneiras surpreendentes de potencializar sua saúdez
Veja como esse tempero tão amado pode contribuir de outras maneiras com a sua saúde além do uso na culinária

Você sabia que o uso do orégano vai muito além de apenas dar aquele sabor delicioso às receitas? De acordo com estudos feitos ao redor do mundo, ele também pode ser usado de outras formas bem diferentes, que vão desde chá até repelente de insetos.
A seguir, apontamos algumas maneiras de utilizar o orégano sem ser como tempero. Confira!
Benefícios do orégano
De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição da Bio Ritmo, existem muiaas vantagens em adicionar o orégano na alimentação:
- Ajuda no relaxamento muscular;
- Auxílio na digestão e absorção de nutrientes;
- Combate às flatulências;
- É rico em vitaminas como A, E e K, além de ser fonte dos minerais zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio e de ômega 3.
Segundo a profissional, a erva ainda tem sido objeto de estudo como inibidor de inflamação da pele e alívio para os sintomas de infecção do trato respiratório superior, como dor de garganta.
Além disso, tanto o orégano quanto seu óleo essencial possuem propriedades antioxidantes, também por serem ricos em carvacrol e timol.
“Essas substâncias ajudam as células a combater os danos causados pelos radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce de nossas células”, aponta Fúlvia.
Como usar o orégano sem ser como tempero?
O orégano pode ser utilizado de diversas formas além de seu uso como tempero na culinária. Aqui estão algumas alternativas:
Como óleo essencial
O óleo essencial de orégano é conhecido por suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, como apontou uma pesquisa feita na Universidade Federal da Paraíba. Ele pode ser usado diluído para tratar infecções na pele, como acne ou micoses.
Chá de orégano
Preparado com folhas frescas ou secas, o chá de orégano é utilizado tradicionalmente para aliviar problemas digestivos, como gases e má digestão. Também pode ser usado para aliviar dores de garganta e sintomas de cólica menstrual.
Repelente natural
O óleo essencial de orégano, quando diluído em água ou óleo carreador (como óleo de coco ou amêndoas), pode ser usado como repelente natural contra insetos, graças às suas propriedades repelentes.
Pesquisas realizadas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) comprovaram sua eficácia na eliminação de larvas do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
Higiene bucal
O orégano tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar na saúde bucal. Algumas gotas de óleo de orégano diluídas em água podem ser usadas como enxaguante bucal para combater bactérias causadoras de mau hálito e doenças gengivais.
Conservante natural
O extrato de orégano pode ser usado para conservar alimentos, especialmente carnes, devido às suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Aromaterapia
Seu óleo essencial pode ser usado em aromaterapia para relaxamento, alívio do estresse e melhora do humor.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.