5 documentários da Netflix que vão fazer você repensar o que come

Estas produções farão com que você encare a alimentação de forma diferente

Por Giulia Granchi - Atualizado em 1 Maio 2018, 13h37 - Publicado em 1 Maio 2018, 13h36

1. What the Health

Lançado em 2017  e anunciado como “o  filme que as organizações de saúde não querem que você veja”, este documentário examina a conexão entre alimentação, doenças e os bilhões de dólares movimentados por sistema de saúde, indústria farmacêutica e alimentar. What the Health expõe alimentos de origem animal como altamente nocivos à saúde e cita diversos estudos para apoiar as teorias. No entanto, foi considerado como “radical” por parte da crítica, que alega que não existem evidências científicas suficientes para todos os temas abordados. 

2. Cowspiracy: The Sustainability Secret

O documentário expõe a agropecuária como a principal causa do desmatamento, do desperdício de água e da poluição. O filme denuncia que a criação de animais e alimentos em larga escala é responsável por emitir mais gases estufa do que o setor de transporte, além de ser o principal motor de destruição da floresta, da extinção de espécies, da erosão do solo, do surgimento de “zonas mortas” nos oceanos e de uma extensa lista de outros problemas ambientais. No decorrer do longa, o diretor descobre uma recusa intencional de discutir essa realidade e seus entrevistados alertam para o risco de vida que ele corre ao abordar o tema. 

3. Escolhas alimentares (Food Choices)

Continua após a publicidade

Lançado em 2016, Food Choices busca problematizar os impactos das escolhas alimentares sobre a nossa saúde e o meio ambiente. O cineasta Michal Siewierski reuniu diversas perguntas sobre nutrição e passou três anos filmando para respondê-las. O resultado é um longa com entrevistas esclarecedoras e uma análise complexa da alimentação no mundo atualmente e como ela está ligada a doenças e mudanças climáticas.

4. Fed Up

O longa dirigido por Stephanie Soechtig aborda a obesidade nos Estados Unidos, especialmente a infantil, e aponta a indústria alimentícia americana como sua principal causa. Com histórias de personagens, entrevistas com profissionais da saúde e dados sobre a doença, o documentário expõe os perigos de uma alimentação rica em açúcar e da vida sedentária

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

5. Rotten

Esta série documental aborda a crise na indústria alimentícia, passando pelo lucro, as fraudes e a tentativa de sobrevivência dos pequenos fazendeiros. Da adulteração do mel por empresas chinesas a um esquema de privatização da pesca nos Estados Unidos, a produção mostra a importância de conhecermos a origem e a composição dos alimentos que vão para nossos pratos.

Continua após a publicidade
Publicidade