#Escapes: 5 benefícios de viajar para um lugar na natureza

A colunista Cacá Filippini traz razões (algumas científicas) para você fugir da cidade agora mesmo

Por Cacá Filippini Atualizado em 1 jun 2018, 17h56 - Publicado em 27 abr 2018, 16h45

A vida está corrida? Sua saúde está precisando de um olhar mais cuidadoso? Dica: passe alguns dias em meio à natureza. E há razões científicas para isso. Já em 1984, o estudioso Roger Ulrich foi um dos primeiros a demonstrar que o contato com animais e vegetações faz bem.

  • Em sua pesquisa, ele separou pacientes de um hospital na Pensilvânia, nos Estados Unidos, em dois tipos de quartos: um com vista para árvores e outro voltado para uma parede de tijolos. Os resultados demonstraram que os voluntários com acesso ao verde tiveram alta mais cedo do hospital, tomaram menos analgésicos, apresentaram menor número de complicações pós-cirúrgicas e, no geral, reclamaram menos.

    Para mim, estar na natureza é uma oportunidade de me exercitar e fugir da rotina e suas exigências. A seguir, elenco cinco outras vantagens desse tipo de escape:

    1. Maior foco

    Pode reparar: após passar um tempo longe dos problemas do dia a dia, ao retornar para o trabalho, você se sente com mais energia. Focar nas atividades fica ainda mais fácil, não é?

  • 2. Autoconhecimento

    A ciência explica que, ao relaxar (e isso vale para aqueles dias no campo ou na praia), nossa massa cinzenta entra em um estado conhecido como “rede neural em modo padrão”, que é um complexo sistema de comunicação coordenada entre todas as partes dela. Essa atividade é fundamental durante o processo de desenvolvimento e compreensão do comportamento humano, para nos ajudar a entender melhor nossa própria identidade.

    Continua após a publicidade

    3. Controle da pressão arterial

    Em ambientes fechados ou com muita poluição, o corpo precisa trabalhar mais para suprir suas necessidades de oxigenação – o que significa aumento dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea. Ao se distanciar desses locais, tudo tende a voltar ao normal.

  • 4. Bem-estar instantâneo

    Cacá Filippini natureza
    Arquivo pessoal/Arquivo pessoal

    Respirar ar fresco ajuda a regular os níveis de serotonina e, consequentemente, promover sensação de felicidade e bem-estar. Além disso, o ar “puro” encontrado em ambientes naturais tem um efeito ainda mais relaxante em nosso corpo, aumentando a amplitude das ondas cerebrais, o que cria um efeito tranquilizante imediato.

    5. Mais felicidade

    Pesquisa realizada na Inglaterra aponta que a prática de exercícios em meio à natureza melhora a autoestima e o humor em apenas cinco minutos. Isso porque a luz solar tende a deixar as pessoas mais felizes e a atividade física libera endorfina, despertando uma sensação de relaxamento e euforia.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    E aí, precisa de mais motivos para reservar um momento em meio à natureza e aproveitar todas essas coisas boas? Ache seu escape, faça menos do mesmo e até a semana que vem!

    Continua após a publicidade
    Publicidade