6 truques para você tirar a soneca perfeita

Tirar um cochilo no meio do dia é ótimo, mas algumas estratégias podem melhorar ainda mais esse momento

Por Caroline Randmer - 2 nov 2016, 13h47

Descansar a cabeça no travesseiro por alguns minutos pode ser o que você precisa para se sentir mais disposta para encarar as responsabilidades do dia. Mas há algumas estratégias que tornam a soneca mais proveitosa e revigorante. Saiba quais são algumas delas:

1. Programe o alarme para 20 minutos

Para a maioria das pessoas esse é o tempo ideal para dar uma pregadinha no olho e descansar. Acredite: é o suficiente para você acordar sentindo-se renovada sem precisar cair nos estágios mais profundos do sono.

2. Estabeleça um horário fixo

O certo é tirar a soneca na mesma hora, todos os dias. Assim, você treina o seu corpo, que precisa de rotina para se acostumar a novos hábitos. Os melhores momentos para dar aquela relaxada são o final da manhã e o começo da tarde – dessa maneira o cochilo não interfere na sua vontade de dormir durante a noite.

Leia também: Como a sua dieta pode afetar o seu sono

3. Fuja do sol

A luz solar – assim como as luzes dos aparelhos eletrônicos – pode comprometer a qualidade do sono, então feche as cortinas e desligue o computador. Se ainda assim sentir que está claro demais, use uma máscara para dormir.

Continua após a publicidade

4. Prefira a cama

Ir para debaixo do edredom pode ajudá-la a se livrar das distrações ao redor da casa e pegar no sono mais rápido. Mas caso você queira cochilar enquanto está longe do seu cantinho, como no trabalho, por exemplo, aí vai a dica: tente ficar na horizontal, seja no sofá, seja dentro do carro.

E mais: Dormir pelada ajuda a emagrecer, sabia?

5. Fuja do barulho

Além de dificultar o processo de adormecer, volumes altos podem até acordar você antes da hora. E pior: a barulheira influencia o seu sono às vezes de forma imperceptível. Se você não consegue isolar o som do ambiente, aposte em plugues de ouvido.

6. Aromatize o ambiente

Uma revisão de estudos da Universidade de Newcastle, na Austrália, comprovou que sentir o cheiro de essência de lavanda antes de dormir melhora a qualidade do sono e faz com que as pessoas acordem mais alertas. Portanto, borrife esse perfume antes de deitar e tenha bons sonhos.

Entenda: Dormir bem emagrece e alisa a pele

Continua após a publicidade
Publicidade