Escapes: 12 razões para começar a ler um livro hoje mesmo

A leitura é uma ótima opção de escapada. Mas se a preguiça costuma dar as caras, a colunista Cacá Filippini traz bons motivos você se render ao hábito

Por Cacá Filippini 22 jun 2018, 18h45

“Era uma vez…”. A frase clássica dos livros infantis me levava direto a um reino mágico, com personagens, estórias e muita imaginação. Nasci em uma família em que a leitura era sempre estimulada. Tenho a memória viva de meus pais e seus livros de cabeceira. Em nossa casa, guardávamos enciclopédias e coleções de livros. Ler nunca nos foi imposto, mas sim, oferecido!

Cresci, mas os antigos hábitos foram mantidos: ainda leio obras em papel e costumo devorar ao menos uma por mês (200 páginas), ligada a algum tema do meu interesse – e faço questão de passar esse interesse aos meus filhos!

  • Para mim, o livro  proporciona uma experiência de transporte quase imediato a uma dimensão a que só nós temos acesso e que construímos a partir dos detalhes presentes nas páginas. É aquele momento em que estamos conosco, com nossas intenções e nossos pensamentos.

    É sabido que a leitura estimula a memória, a compreensão e também exercita o cérebro, afastando doenças como o Alzheimer – inclusive, a Inglaterra até chegou a incluir a biblioterapia (disciplina em que a leitura de livros é usada como recurso terapêutico) como alternativa de tratamento de problemas como ansiedade, stress e depressão. Quem ganha também é a comunição: quando compreendemos melhor as palavras, tornamos nossa fala e escrita mais compreensíveis, lineares e esclarecidas.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    Continua após a publicidade

    Só que, assim como acontece com todo hábito, o que importa aqui é manter a prática constantemente. Então, minha dica é que você reserve pelo menos meia hora do seu dia para se concentrar na leitura de um livro ou até mesmo de jornais e revistas. Esse período é muito longo para começar? Diminua para 10 ou 15 minutos e vá aumentando a duração gradualmente. Escolha um lugar agradável e confortável. Leve consigo sua bebida favorita ou até mesmo um snack saudável. Também procure se desconectar do mundo de fora – fique longe de aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets – e estar à vontade com você.

  • Aqui, listo 12 bons motivos para você adotar o costume de viajar em novas histórias:

    1. A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente;
    2. É combustível inesgotável para a imaginação;
    3. Ensina palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos;
    4. Ajuda a compreender o mundo e melhora a autocompreensão;
    5. Aumenta o poder crítico;
    6. Dá a possibilidade de experimentação sem, de fato, experimentar fisicamente;
    7. Auxilia na escrita e escuta mais naturais;
    8. Eleva a autoestima;
    9. Não dá espaço para a solidão – estamos sempre acompanhadas;
    10. Constrói sonhos e nos empurra à realização deles;
    11. Previne doenças degenerativas, como o Alzhemeir;
    12. Ajuda na prevenção de distúrbios mentais, como ansiedade e depressão.

    Cacá Filippini fala sobre os benefícios de ler um livro em coluna #Excapes

    Que tal já escolher seu livro, reservar um tempinho e dar uma escapadinha?

    Experimente novos #escapes, faça menos do mesmo e até a próxima semana!

    Continua após a publicidade
    Publicidade