5 erros que você comete na malhação (e como driblá-los!)

Fuja dos erros mais comuns e gabarite seu próximo treino!

Você passa horas na academia e, mesmo assim, seu corpo parece não mudar? O problema pode estar justamente no jeito que você malha! Veja os erros que você pode estar cometeno e acerte seu plano fitness:

1. FOCAR APENAS NO PESO
Nem tudo se resume a quantos quilos você levanta. Outros detalhes podem fazer muito mais diferença, como a amplitude e a velocidade do movimento. “Priorizar a técnica é fundamental para atingir toda a extensão da fibra muscular. Se a execução for muito rápida, a tensão não é suficiente para que você tenha algum ganho”, diz Guilherme Leme, professor da academia Bio Ritmo, em São Paulo. O segredo é explodir na ida e retornar de forma lenta.

2. FICAR EM APNEIA
Segurar o ar durante o exercício aumenta a circulação sanguínea e até causa tontura. Por isso, sempre respire naturalmente. A exceção está nos movimentos que exijam contração do abdômen (como o leg press). Nesse caso, expire ao fazer força.

3. NÃO RESPEITAR O INTERVALO
O ATP (que gera energia para a contração muscular) só é totalmente recuperado após 30 segundos de descanso. Então, quando o tempo na academia for curto, em vez de fazer tudo sem parar (e perder a eficiência do movimento), intercale dois exercícios de músculos distintos. Só não fique em repouso por mais de 90 segundos, senão você diminui a intensidade e os benefícios do treino.

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4. NÃO VARIAR
Anote na agenda: a cada seis semanas, troque seu treino. Melhor: tenha uma planilha para cada dia da semana. Assim, sua musculatura é sempre desafiada. E, mesmo de uma sessão para a outra, vale ajustar carga, número de repetições e tempo de descanso.

5. ALONGAR-SE
A grande polêmica chegou ao fim. “Se feito antes da atividade física, o alongamento aumenta as chances de lesões porque leva tendões e ligamentos até uma amplitude fora do normal”, diz o médico do exercício João Felipe Franca, da Clinimex, no Rio de Janeiro. É um stress desnecessário. Em vez de se esticar toda, faça um bom aquecimento: cinco minutinhos na bike ou na esteira bastam.

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