5 motivos para você adotar a praia como pista de corrida

Aproveite os dias mais quentes para ganhar condicionamento físico, fortalecer os músculos e, de quebra, ainda ganhar um bronze. Se joga na areia, menina!

Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar traz muito benefícios para o seu corpo, como fortalecer tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo do joelho, além de garantir um bronze incrível. O ortopedista Antonio Alexandre Faria, da Clínica North Trauma, em São Paulo, selecionou bons motivos para você apostar no exercício e aproveitar o fim de semana.

1. Mais estabilidade e músculos fortes
“Como a praia é uma superfície irregular, macia e pesada — no caso da areia fofa —  gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pé”, diz Antonio. Mesmo que você não corra, realizar movimentos como saltos e deslocamentos laterais também contribuem para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores.

2. As calorias vão embora fácil, fácil…
Estudos comprovam que a corrida na areia chega a queimar 60% mais calorias por milha (que equivale a 1,6 km) que a mesma distância realizada no asfalto. “O gasto energético para realizar os movimentos é maior”, afirma o especialista.  

3. Adeus, inflamações!
Como a areia fofa absorve os impactos, você tem menos chances de sofrer com inflamações e problemas de tendinite, principalmente na planta do pé. Mas, cuidado: o terreno tem menos estabilidade, o que pode causar torções.

4. Trabalha o corpo todo
Durante a corrida, você consegue exercitar vários músculos ao mesmo tempo, como os posteriores de coxa, panturrilha, tibial anterior, musculaturas estabilizadoras (abdominal e core).

5. Alivia o stress
Enquanto você corre, o corpo libera poderosas substâncias químicas, como a endorfina, a serotonina e a dopamina – os neurotransmissores do prazer – levam a uma sensação ímpar de satisfação, de poder, de confiança. Sem contar que o visual incrível também ajudar a aumenta a disposição e vontade de malhar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s