6 fatos incríveis que acontecem no corpo quando você transpira

Valorize mais seu suor: ele turbina o desempenho no treino e zela pela saúde do organismo

1. Controle imediato da temperatura interna

Durante os exercícios físicos, o coração bombeia mais sangue a fim de transportar oxigênio para os músculos que estão sendo utilizados – e isso faz com que nossa temperatura interna aumente. Daí entra a principal função da transpiração: “Regular nossa temperatura corporal”, diz Caio Lamunier de Abreu Camargo, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O suor é a forma como o corpo elimina esse calor concentrado para evitar desmaios, choque térmico e problemas nos rins.

2. Proteção do organismo

Suar o top desencadeia uma série de reações benéficas ao organismo, como a ativação de uma categoria de proteínas que resguarda e protege o corpo contra inflamações que afetam o metabolismo como um todo.

3. Garantia de mais energia no treino

Pode até soar estranho, mas um corpo em forma começa a transpirar logo no início do exercício. Isso acontece porque o organismo de quem está acostumada com a rotina ativa aprende a regular a temperatura corporal e mantê-la estável a partir do início do esforço, garantindo energia extra durante o treino todo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

4. Blindagem contra infecções

O suor contém um antibiótico natural chamado dermicidina e, por isso, age como uma película protetora capaz de aniquilar uma série de micro-organismos nocivos ao mínimo contato, especialmente os que andam livres pelas academias.

5. Combate a cãibras

A água representa 99% do suor – o 1% restante é geralmente composto de sal, potássio e carboidratos. Quanto mais você transpira, mais rápido o corpo aprende a eliminar a quantidade certa de cada substância para manter o organismo em equilíbrio. Isso é importante no que diz respeito à prevenção de cãibras, pois as substâncias que compõe o suor atuam diretamente nas contrações musculares.

6. Melhora da autoestima

Todo mundo que treina sabe que a mudança física só vem com tempo e dedicação. Mas a transpiração oferece um benefício imediato: a satisfação. Olhar sua imagem no espelho com a testa pingando é sinal de que você está correndo (muitas vezes literalmente) atrás de seus objetivos – e será só uma questão de tempo até você cruzar a linha de chegada. “Além disso, muita gente relaciona a sensação de prazer proveniente dos hormônios liberados durante a atividade física ao suor”, conta Caio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s