A barriga tanquinho da pentacampeã de jiu-jítsu Kyra Gracie

Kyra Gracie, 30 anos, sempre pegou firme com as adversárias do tatame. Mesmo aposentada das competições e com uma filhinha de 1 ano (da união com o ator Malvino Salvador), a pentacampeã mundial de jiu-jítsu segue focada: não abre brechas na alimentação (nada de frituras!) e detona centenas de calorias no treino funcional, que faz na praia. Ela revelou tudo para a BOA FORMA e você pode copiar!

Vendo Kyra posar de barriga de fora para as fotos, mal dá para acreditar que sua primeira filha, Ayra, nasceu há exatamente um ano. O abdômen desenhado voltou à forma poucas semanas após o parto. “Eu tinha certo pânico da gravidez, mas a amamentação ajudou muito a eliminar o peso extra”, revela. Após 40 dias, ela já estava se exercitando de novo. “Durante a gestação, abandonei a luta por causa dos impactos, mas continuei malhando até o final. Priorizei exercícios funcionais leves utilizando bola e elástico, com foco na lombar e nos braços.”

A verdade é que o corpo de Kyra ainda não esqueceu as seis horas diárias de treino que ela costumava fazer na época em que competia. “Era  dedicação total ao esporte: preparação física pela manhã, luta à tarde… Sem contar as sessões de fisioterapia e massagem.” Tanto esforço trouxe resultados inéditos – muito além da memória muscular. Kyra foi a primeira mulher da família Gracie (responsável por difundir a modalidade no Brasil e no mundo) a conquistar a faixa preta. E hoje ela é a maior campeã da arte marcial. 

FOCO NO TANQUINHO
Não dá para ser pentacampeã mundial sem músculos resistentes. “No jiu-jítsu, utilizamos todos os membros. Às vezes, preciso segurar a adversária com as pernas. Outras, estou por cima, fazendo força com os braços”, explica. O que nunca fica de fora é o abdômen: os movimentos laterais são tão intensos e frequentes que os pneuzinhos desaparecem! Outro segredo para neutralizar a oponente (quando ela bate três tapinhas, em sinal de desistência) é a ioga. “Oi? O que essa prática zen tem a ver com a luta?”, você pode pensar. A respiração! Para usar o máximo de sua força, Kyra mantém um controle refinado da expiração. “Eu solto todo o ar na hora de reagir.”

A ex-lutadora ainda pratica a modalidade, além de ser apaixonada por kitesurfe e stand up paddle. “Eu acho academia algo maçante. Prefiro me exercitar na praia”, confessa. É lá onde ela realiza seu treino funcional quatro vezes por semana (confira na próxima página os exercícios que garantem o corpo maravilhoso da atleta). O que não muda de jeito nenhum é o seu cardápio: sem frituras – ela nunca provou batata frita! – e industrializados. “Minha família sempre preferiu uma alimentação mais natural. Como muitas frutas e legumes.” O grande inimigo é o chocolate, que ela nem compra para não encontrar em casa. Quando o desejo por doce está atacado, mata a vontade com mel e tâmaras.

Para o futuro, Kyra não descartou a possibilidade de se aventurar em um novo esporte: o MMA. “Eu  cheguei a treinar antes da gravidez, mas por enquanto os planos estão suspensos”, revela. Neste ano, ela gravou os primeiros capítulos do programa Viver para Lutar, do canal de YouTube do UFC. “Viajo o mundo contando um pouco sobre diferentes artes marciais.” Enquanto os novos desafios não chegam, a atleta continua dando aulas e palestras sobre jiu-jítsu e ensinando alguns golpes para o marido, Malvino Salvador. “Às vezes, a gente brinca de lutar, mas eu sempre dou um pau”, diverte-se.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s