Época de jabuticaba: receitas de peixe, pudim e chá com a fruta

A safra começa na primavera e termina em outubro. Mas você ainda encontra a fruta em grande quantidade na feira, no supermercado e até mesmo no pé! 

Por Eliane Contreras Atualizado em 17 fev 2020, 15h02 - Publicado em 26 out 2017, 09h30

Sabia que você pode aproveitar tudo da jabuticaba, inclusive a casca? Aliás, é nessa parte que a fruta mais concentra antocianina, o mesmo pigmento que dá o tom arroxeado à amora, famosa por combater os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce. “A casca ainda tem pectina, uma fibra indicada para derrubar os níveis de colesterol”, afirma a nutricionista Livia Nogueira, de São Paulo.

Leia mais: Lichia e jabuticaba

Já a parte branca contém vitaminas do complexo B, que facilitam a digestão e ajudam a eliminar toxinas. Então aproveite tudo: polpa e casca. Prepare um suco: bata 1 xícara de chá de jabuticaba no liquidificador com suco de 1 limão, água e gelo a gosto. Coe e beba em seguida. Rende 1 copo (300 ml) com 86 calorias.

As receitas a seguir utilizam principalmente a casca. Mas, claro, não jogue a polpa fora – ela também tem seu valor:

Peixe branco com chutney de jabuticaba* (clique no nome da receita ou na foto abaixo para conferir a lista de ingredientes e o modo de preparo)

Peixe com chutney de jabuticaba
Renata Rea/BOA FORMA

*Receita sugerida pela chef Renata Rea.

Pudim de coco com calda de jabuticaba(clique no nome da receita ou na foto abaixo para conferir a lista de ingredientes e o modo de preparo)

Continua após a publicidade
pudim de coco com geleia de jabuticaba
Renata Rea/BOA FORMA

*Receita sugerida pela chef Renata Rea.

Chá de jabuticaba com hibisco* (clique no nome da receita ou na foto abaixo para conferir a lista de ingredientes e o modo de preparo)

Chá de jabuticaba com hibisco

*Receita sugerida pelo nutricionista Luciano Bruno, da Clínica Nutrição Eficiente, em Piracicaba (SP).

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade