Estratégias para prevenir cãibras em uma prova de corrida

Aprenda a evitar as contrações e a se livrar delas caso deem as caras durante o treino

1. Beba água

Se você está treinando para uma prova de corrida, faça da garrafinha de água sua melhor amiga. A recomendação é ainda mais importante no dia anterior à competição. “Com o corpo hidratado, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade, diminuindo o risco de a cãibra aparecer”, esclarece Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, de São Paulo.

2. Alongue-se

Antes de correr, reserve entre 10 e 15 minutos para alongar as fibras musculares do corpo – especialmente as dos membros inferiores. Assim, seus músculos já ficam preparados para encarar os quilômetros seguintes.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Não aperte o passo

Durante a prova, é fácil cair na tentação de acelerar as passadas, principalmente no início, quando você está cheia de energia para gastar. Mas lembre-se: o importante é não forçar o corpo além do que pode aguentar, então procure correr no ritmo dos treinos. A cãibra passará bem longe!

Veja também

Se, mesmo com essas práticas, o problema aparecer, pare por um minuto e alongue os músculos da região dolorida:

Cãibra na coxa

Flexione o joelho da perna que está sofrendo as contrações involuntárias e segure o peito do pé, levando-o em direção ao glúteo.

Cãibra na panturrilha

Abra as pernas na largura do quadril, levante a ponta dos pés e empurre o chão com os calcanhares, sem flexionar os joelhos.

Cãibra no glúteo

Para a dor no glúteo direito, deite-se de barriga para cima com a perna esquerda flexionada. Apoie o tornozelo direito na coxa esquerda e, com a ajuda das duas mãos, traga as pernas em direção ao peito. Se o incômodo for no glúteo esquerdo, faça o mesmo para o outro lado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s