Continua após publicidade

Evitar lesões, manter o foco e superar os desafios. Os benefícios da meditação para o treino

Se você continua afirmando que não tem tempo para a meditação, é melhor repensar. A prática pode te ajudar a turbinar os resultados da malhação! Entenda a relação

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h22 - Publicado em 5 set 2016, 08h35
Jacob Ammentorp Lund/ThinkStock/Getty Images
Jacob Ammentorp Lund/ThinkStock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Você já deve ter escutado alguém recomendando a meditação por causa dos benefícios que a atividade oferece para a mente e o corpo (ajuda a lidar melhor com o stress, por exemplo). O que poucos sabem, porém, é que a prática também pode turbinar o seu treino. Descubra como:

1. Ajuda você a se manter focada
Você está tão dentro da rotina que mal tem cinco minutos para respirar fundo? Incorporar a meditação em seu treino pode mantê-la no momento, ajudando você a focar na realização dos exercícios, ao invés de deixar sua mente preocupada com outras coisas.

2. Ensina quando deve continuar e o momento recuar
Quando a gente se torna mais autoconsciente do nosso corpo, acaba conhecendo melhor os limites dele. A meditação vai te ajudar a descobrir seus pontos fortes e fracos e também as suas limitações durante o exercício físico.

Veja também: 5 truques (simples) para você incluir a meditação na sua rotina

Continua após a publicidade

3. Pode ajudar a prevenir lesões
A prática da meditação também ajuda a ativar a sua consciência, inclusive durante os movimentos. O foco é estar presente e vivendo no momento. Então, ao invés de ligar o modo automático e começar a fazer as repetições só pensando em acabar com a série, pense em como ativar os músculos conscientemente e conseguir melhores resultados.

4. Concentração máxima na respiração
Você pode achar que a respiração acontece naturalmente, especialmente durante um treino, quando os músculos estão sendo privados de oxigênio. Mas é surpreendente como muitas pessoas não respiram corretamente ou simplesmente se esquecem de realizar o ato. Por isso, controlar sua respiração (perceber quando está inspirando e expirando, e quão profunda ou superficialmente você está respirando) pode te ajudar a passar pelos exercícios difíceis com mais facilidade.

5. Superar desafios!
Quando você está lutando para conseguir passar pelos últimos quilômetros em uma corrida, é difícil manter a cabeça controlada. Mas é aí que as técnicas da meditação entram em ação. Elas ajudam a manter a mente concentrada em cada passo sem ser vencida pela exaustão, a respiração correta e o pensamento focado em mantras como “o meu objetivo é mais importante do que o meu cansaço”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.