Nove perguntas e respostas sobre CrossFit, o treino da vez

Em alta, o CrossFit detona calorias, define o corpo, melhora o fôlego e deixa você pronta para qualquer desafio - é o que garantem os especialistas. Tire suas dúvidas sobre a modalidade e fique pronta para conquistar o corpo dos sonhos.

Mais do que moldar os músculos e melhorar o condicionamento, a proposta do CrossFit é preparar você para qualquer desafio físico que a vida possa trazer. “O método desenvolve dez capacidades físicas“, diz o instrutor Carlos Klein, da CrossFit 79, de São Paulo. “A modalidade trabalha força, velocidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio, precisão, flexibilidade, resistência cardiovascular e resistência muscular”, completa Klein, que é consultor de BOA FORMA. A seguir, especialistas explicam tudo o que você precisa saber para encarar a modalidade.

1. Como nasceu o método?

O CrossFit foi criado nos anos 1990 pelo treinador norte-americano Greg Glassman, que passou a ensiná-lo aos policiais de Santa Cruz, na Califórnia, e logo ganhou o mundo. A fórmula do sucesso foi o mix de movimentos funcionais (do nosso dia a dia) realizados em alta intensidade (grande quantidade de trabalho em um curto período de tempo) e constantemente variados. “Caiu no gosto das pessoas porque é comprovadamente uma das maneiras mais eficazes de obter resultados no fitness”, diz Paula Cereser, professora de CrossFit da Reebok Sports Club, de São Paulo.

2. Quais os principais benefícios?

Além de ajudar você a construir um corpo bonito, o CrossFit melhora o condicionamento e a resistência e cria condições favoráveis para a execução das tarefas diárias. “Sem contar que todo mundo é estimulado a dar o máximo de si: isso gera excelentes resultados físicos e incentiva a superação, dando também um up na autoestima”, afirma Klein.

3. Quantas calorias queima?

É possível detonar até 400 calorias em treinos intensos e curtos (de 30 a 40 minutos).

4. Todo mundo pode fazer?

Sim. O CrossFit é um programa que trabalha o desenvolvimento das capacidades físicas de acordo com o nível de cada pessoa. “Uma aluna menos condicionada não precisa agachar com o mesmo peso que uma expert, mas é incentivada a fazer o movimento no seu limite”, exemplifica Paula. Para iniciantes e pessoas com restrições articulares, no entanto, o treino deve ser mais leve e adaptado.

5. Dá para manter a forma com CrossFit?

Sim. “Essa é uma modalidade completa e não há a necessidade de conciliar com outros exercícios”, garante Paula. Como os exercícios são de alta intensidade, a recomendação é não ultrapassar uma hora de treino, três vezes por semana.

6. Como é uma aula típica?

A primeira parte é o aquecimento, quando você prepara o corpo para o que está por vir. A segunda é a técnica, dedicada a aprender e a aprimorar os movimentos e as capacidades físicas. Por fim, vem o WOD (sigla em inglês para workout of the day, ou treino do dia), momento em que são realizados os exercícios em alta intensidade. “As séries não são predefinidas e os elementos usados em cada treino quase nunca se repetem. Ou seja, todo dia você pode fazer um treino diferente”, completa Klein.

7. Quais os principais exercícios usados no método?

O CrossFit engloba os mais variados movimentos: pedaladas, corridas, remadas, exercícios do levantamento olímpico, agachamentos, supino, saltos, lançamento e captura de bola, barras, flexões, paradas de mão. “Usamos acessórios como remo ergométrico, barras, anilhas, barras paralelas, caixas de pliometria, medicine ball, kettlebell, halteres, cordas, sacos de areia, pneus. Não existe um programa que trabalhe com uma variedade maior de ferramentas como o CrossFit”, analisa Paula.

8. É possível fazer CrossFit em casa?

“Alguns exercícios podem ser feitos sem nenhum material e em qualquer espaço. Mas isso só é indicado para alunas avançadas. As iniciantes não devem praticar sozinhas”, alerta a treinadora.

9. Quais os principais cuidados ao optar por esse tipo de treinamento?

É importante procurar uma academia e um profissional certificados. “Converse com o treinador para descobrir e tratar suas limitações de movimento antes de iniciar o programa com muita intensidade. Com bom senso e determinação, o CrossFit é uma das melhores atividades para a perda de peso e a definição muscular”, finaliza Klein.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s