Personal responde: existe aquecimento ideal para os dias frios?

As temperaturas baixas exigem um preparo redobrado para encarar o treino

Parece que as estações mais frias do ano trazem consigo a preguiça de malhar. Afinal, quem nunca colocou o despertador no modo soneca só porque o clima debaixo do cobertor estava muito mais tentador do que o da academia, que atire a primeira pedra. Além da dificuldade de sair da cama, tudo parece mais difícil: os movimentos ficam complicados de realizar, e até o corpo demora mais para responder aos estímulos. Não é à toa. “A tendência da temperatura corporal é estar mais baixa mesmo. Por isso é tão importante caprichar no aquecimento antes da atividade física”, afirma o educador físico Pedro Gorgulho, diretor técnico da rede de academias Biofisic, de Minas Gerais.

É preciso, então, preparar seus músculos e articulações para qualquer exercício a ser realizado, seja no verão, primavera, outono ou inverno. “Aquecer adequadamente faz com que haja um aumento da circulação de sangue, uma ligeira elevação da frequência cardíaca e até a liberação de hormônios que melhoram a resposta do organismo ao estímulo físico”, explica o educador físico.

Contudo, a ideia de que no frio o cuidado precisa ser redobrado é verdade. Nessas condições climáticas, a circulação de sangue nas nossas extremidades diminui em uma tentativa do corpo de preservar a temperatura dos órgãos mais importantes. “Atividades intensas com a musculatura pouco irrigada, além de serem menos eficazes, expõem os músculos a um maior risco de lesões, diz Pedro.

O que fazer então?

Você provavelmente já deve ter feito estes dois tipos de aquecimento: o mais global, geralmente na esteira, bike, ou com algum exercício aeróbico; ou o mais específico, em que você replica o movimento que vai fazer (um agachamento, por exemplo), com carga e intensidade reduzidos.

Pedro afirma que o melhor deles é o específico. “Ele prepara exatamente a região envolvida nos movimentos a serem realizados. Não é recomendado, por exemplo, a esteira para quem quer treinar a parte superior do corpo. Somente a elevação da temperatura corporal não é suficiente, é preciso acionar músculo por músculo.”

Com relação ao tempo ideal de aquecimento, não há uma fórmula certa. O recomendado pelo personal é entre 5 e 10 minutos.

Mesmo no frio, tome algumas precauções

E não é só porque você sente menos sede nesta época do ano que pode abandonar a água. Podemos até não transpirar tanto, mas a hidratação ainda é essencial para o organismo. “A European Food Safety Authorithy (EFSA) recomenda o consumo de dois litros de água por dia para as mulheres, e 2,5 para os homens”, diz o educador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s