Personal responde: existe aquecimento ideal para os dias frios?

As temperaturas baixas exigem um preparo redobrado para encarar o treino

Parece que as estações mais frias do ano trazem consigo a preguiça de malhar. Afinal, quem nunca colocou o despertador no modo soneca só porque o clima debaixo do cobertor estava muito mais tentador do que o da academia, que atire a primeira pedra. Além da dificuldade de sair da cama, tudo parece mais difícil: os movimentos ficam complicados de realizar, e até o corpo demora mais para responder aos estímulos. Não é à toa. “A tendência da temperatura corporal é estar mais baixa mesmo. Por isso é tão importante caprichar no aquecimento antes da atividade física”, afirma o educador físico Pedro Gorgulho, diretor técnico da rede de academias Biofisic, de Minas Gerais.

É preciso, então, preparar seus músculos e articulações para qualquer exercício a ser realizado, seja no verão, primavera, outono ou inverno. “Aquecer adequadamente faz com que haja um aumento da circulação de sangue, uma ligeira elevação da frequência cardíaca e até a liberação de hormônios que melhoram a resposta do organismo ao estímulo físico”, explica o educador físico.

Contudo, a ideia de que no frio o cuidado precisa ser redobrado é verdade. Nessas condições climáticas, a circulação de sangue nas nossas extremidades diminui em uma tentativa do corpo de preservar a temperatura dos órgãos mais importantes. “Atividades intensas com a musculatura pouco irrigada, além de serem menos eficazes, expõem os músculos a um maior risco de lesões, diz Pedro.

O que fazer então?

Você provavelmente já deve ter feito estes dois tipos de aquecimento: o mais global, geralmente na esteira, bike, ou com algum exercício aeróbico; ou o mais específico, em que você replica o movimento que vai fazer (um agachamento, por exemplo), com carga e intensidade reduzidos.

Pedro afirma que o melhor deles é o específico. “Ele prepara exatamente a região envolvida nos movimentos a serem realizados. Não é recomendado, por exemplo, a esteira para quem quer treinar a parte superior do corpo. Somente a elevação da temperatura corporal não é suficiente, é preciso acionar músculo por músculo.”

Com relação ao tempo ideal de aquecimento, não há uma fórmula certa. O recomendado pelo personal é entre 5 e 10 minutos.

Mesmo no frio, tome algumas precauções

E não é só porque você sente menos sede nesta época do ano que pode abandonar a água. Podemos até não transpirar tanto, mas a hidratação ainda é essencial para o organismo. “A European Food Safety Authorithy (EFSA) recomenda o consumo de dois litros de água por dia para as mulheres, e 2,5 para os homens”, diz o educador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. How’s it going, gf.gestaoconsultoria?

    OK, I used to be Instagram-”big”, too.

    Ever wondered what it feels like to be an Instagram Influencer?

    Now, imagine that it is Friday and you have just woken up from a sound sleep.

    You pull out your phone.

    Hit the Instragram App.

    You‘re flabbergastered at what is waiting for you: Over 832 likes on one of your pictures! There, you can see a flurry of likes on your pictures–over 832 on a single photo alone.

    You put your soft slippers on and head to the kitchen for some coffee. After putting on the kettle, you pull out your phone again.

    Presto! Another 38 likes.

    Here comes another one. This time it’s not a like but a message from one of your followers. They flatter you on your success and let you know they love scrolling through your content.

    A grin grows on your face as you receive another message. This person emailed you to let you know she loves your posts.

    As you begin to write back, your phone buzzes again.

    Oops, another message. But you can’t reply—you’ve got to hit the gym.
    Listen, gf.gestaoconsultoria, most people just aren’t in control of their life. Seriously, they can’t even force themselves to eat a balanced brekky, much less hit the gym.

    I’m going to show you how to take the reigns of your Instagram.

    Now, what if you raised your popularity by 100%, or 1000%?

    It’s not complicated to do, although almost no one does. Just hit up our website. There, you’ll learn how to garner Instagram likes and followers like mad…effortlessly.

    Our super savvy, confidential service automatically sends likes to your images a few minutes after you’ve posted them.

    The “Top Post” section, all of a sudden, does not seem that far away.

    This is all great, but you have actually got to put in the work to make it happen. Actually, it is not real work.
    1. Click https://jabbertune.casa
    2. Enter your Instagram username.
    3. The 3 pictures you posted last will get 10 – 15 likes. Just like that.

    Being a regular staple on that page will accelerate your growth 10x, easy. You know where the answer to fame is. Now reach for it. Are you ready?

    Happy image-uploading.

    Curtir