Surfistas comemoram campeonato inédito só para mulheres no Rio

A disputa no Neutrox Weekend vale pontuação para o ranking Qualifying Series, que dá acesso ao campeonato mundial de surfe

Por Daniela Bernardi - Atualizado em 17 fev 2020, 15h03 - Publicado em 10 out 2017, 18h54

Pouco antes da Olimpíada do Rio, BOA FORMA conversou com diversas atletas profissionais sobre a desigualdade de gênero no esporte [veja aqui]. Na época, a surfista Silvana Lima contestou que não havia campeonatos femininos no Brasil. “Para continuar disputando lá fora, precisei vender meu apartamento e meu carro”, disse. Hoje, a cearense comemora a Neutrox Weekend, etapa inédita só para mulheres que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, no Posto 03 da Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

“Estou muito feliz por o Brasil voltar a sediar uma etapa do Qualifying Series feminino [divisão de acesso para o campeonato mundial]. Nosso esporte está bem esquecido por aqui e precisamos de eventos assim para que surjam novas atletas com potencial para representar o país”, disse Silvana, que é a única brasileira entre as cem melhores surfistas do planeta.

Veja tambémSurfista Marina Werneck fala sobre beleza, viagens e alimentação

O Neutrox Weekend vai reunir quase cem mulheres nas categorias QS 1500, Pro Junior, Longboard e SUP Wave e Sub 16. Entre as presenças confirmadas também estão a brasileira Chloé Calmon (que venceu o Kumul Longboard Championships, em março) e a peruana Anali Gomez (líder na corrida pelo título sul-americano do surfe de 2017). “Nos últimos anos, tenho participado de eventos em outros continentes, principalmente Europa e Ásia. Quero aproveitar a etapa no Brasil para conquistar o ouro nacional. Mas meu principal foco continua sendo o título mundial”, diz Chloé.

View this post on Instagram

prepping for some great times ahead! It's been rad to surf and hang out with everybody at Oceanside before the @surf.relik starts … thanks Myles @9mphoto for capturing this moment 💃🏼✨

A post shared by Chloé Calmon (@chloecalmon) on

Continua após a publicidade

Para Nicole Pacelli, campeã mundial de Stand Up Paddle, o surfe feminino no Brasil ainda carece do apoio de marcas patrocinadoras. “Nós, mulheres, não temos eventos nacionais nem investimento. No Neutrox Weekend, vamos mostrar todo talento, garra e beleza dentro do mar”, comemora.

Leia maisAcqua Float: treino sobre prancha na piscina queima 400 calorias

Para as categorias Pro Junior e Longboard e Sup Wave, as inscrições devem ser feitas na Abrasp até o dia 13 de outubro. Mais informações podem ser obtidas com o diretor executivo da entidade, Pedro Falcão, pelo whatsapp (21) 99140 9715.

Atividades para o público

Quem for assistir ao campeonato não vai ficar parado. Uma programação com várias sessões de esporte abertas ao público estará disponível gratuitamente: ioga, crossfit, funcional, aula de “altinha” (embaixadinhas sem deixar a bola cair no chão), slackline e clínica de surfe (com a tetracampeã brasileira Andrea Lopes). Além disso, das 10 às 16h um quiosque de beleza vai oferecer hidratação capilar. BOA FORMA vai mostrar tudo no nosso Instagram

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

  

 

Continua após a publicidade
Publicidade