ViPR: o treino que queima 500 calorias em 30 minutos
Movimentos dinâmicos com o cilindro de peso ajudam a desenhar o core, definir as pernas e fortalecer os braços
O que você tem a ver com uma criança que mora numa fazenda nos EUA? Aparentemente nada. Mas não foi o que o educador físico Michol Dalcour achou. Observando a molecada, ele desenvolveu um programa de treino inovador, que reproduz os movimentos naturais que costumávamos fazer na infância com um cilindro pesado de borracha nas mãos. Esse é o ViPR (se pronuncia “vaiper”), que acaba de chegar ao Brasil pela Academia Bio Ritmo.
O ideal é incluir o treino dentro da sua rotina fitness para aperfeiçoar agilidade, força e coordenação. “Combinamos agachamentos, torções de tronco e saltos com elevações e puxadas do ViPR. Assim, conseguimos envolver todas as articulações e músculos do corpo ao longo da aula”, diz a professora da modalidade Letícia Klimas.
BOA FORMA testou o primeiro treino no Brasil (veja o vídeo abaixo) e confessa: não é moleza! O principal desafio é manter a coordenação afiada ao mesmo tempo em que recrutamos a força de braços e pernas para mover o cilindro (que pode ter 4 kg, 6 kg, 8kg e 10 kg) pra cima e pra baixo repetidas vezes. Ok, também precisamos ter muito fôlego!
“Em 30 minutos, queimamos em média até 500 calorias”, garante Letícia, que recomenda o treino em dias intercalados aos de hipertrofia. “O ViPR é um complemento para quem pratica corrida, ioga ou faz musculação.” A vantagem é que as sequências de movimentos funcionais podem ser adaptadas ao nível do aluno, que pode optar por fazer um agachamento com menos amplitude ou uma elevação do cilindro mais devagar, por exemplo.
//platform.instagram.com/en_US/embeds.js