Benefícios do kickboxing

A arte marcial pode ajudar na qualidade de vida em diversos aspectos - desde o físico até a qualidade do sono

Por Amanda Ventorin Atualizado em 25 Maio 2022, 20h20 - Publicado em 5 jun 2022, 10h00

O kickboxing é a arte marcial que combina socos e chutes, incorporando movimentos de outros tipos de luta como karatê e boxe. Mas você conhece as vantagens desse treino?

 

5 BENEFÍCIOS DO KICKBOXING

1

MELHORA SUA APTIDÃO FÍSICA

Um estudo publicado em 2014 mostrou que treinar uma hora por dia, três vezes por semana durante cinco semanas pode levar a melhoras significativas na potência muscular da parte superior do corpo, como também a melhora na potência aeróbica, aptidão anaeróbica, flexibilidade, velocidade e agilidade.

A prática também aumenta o consumo máximo de oxigênio (VO 2 max). O VO 2 max é a medida da quantidade máxima de oxigênio que você pode usar durante a atividade física e é um indicador de sua resistência cardiovascular. Quanto mais alto, mais eficientemente seu corpo está recebendo e usando oxigênio.

2

AJUDA A PERDER PESO

A prática regular de exercício físico, por ser um intenso treino aeróbico (você pode queimar 372 calorias durante 30 minutos de kickboxing). pode ajudar a controlar o peso, e se aliado com uma reeducação alimentar, até mesmo ajudar a perdê-lo.

Continua após a publicidade

Estudos mostram que aqueles que praticam a arte, sendo profissional ou amador, possuem maior massa muscular e menor porcentual de gordura corporal.

3

AJUDA NA AUTOESTIMA E CONFIANÇA

Pode não ser novidade para você, mas os exercícios físicos são associados à melhora da confiança e auto-estima. A autoconfiança desempenha um papel importante no kickboxing, e muitos estúdios enfatizam a construção da confiança como parte do treinamento. Uma revisão publicada em 2010 mostrou que a prática de artes marciais melhora a autoconfiança de jovens.

4

MELHORA A QUALIDADE DO SONO 

Se você sofre de algum distúrbio do sono, a prática regular de atividades físicas pode ajudar a lidar com o mesmo pois há fortes evidências de que, ao fazer exercícios regulares, um efeito positivo pode surtir na qualidade de sono.

Mas qual a importância de uma boa noite de sono? Quando privados da mesma aumenta o risco de doenças, como câncer e doenças cardíacas. Dormir o suficiente melhora o humor, capacidade de pensar, e aumenta seus níveis de energia.

5

AJUDA A SAÚDE MENTAL 

As artes marciais, incluindo kickboxing, são associadas à melhoria da saúde mental e sentimentos positivos. A prática do kickboxing envolve exercícios aeróbicos e anaeróbicos,  exercícios que impactam positivamente o humor. Isso acontece pois há o aumento da endorfina, que leva a mudanças na parte do cérebro que podem melhorar o estresse, ansiedade e depressão.

Continua após a publicidade

Publicidade