4 Hábitos que aumentam o bem-estar diário

Com a adoção de hábitos simples no dia a dia, é possível buscar o equilíbrio

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h38 - Publicado em 26 abr 2022, 11h09
hábitos bem-estar
 (Caique Silva/Pexels)
Continua após publicidade

Você já deve estar cansada de ler por aí que vivemos tempos turbulentos, e eles afetam a nossa saúde mental — e a emocional também, infelizmente. Por isso, é muito importante cuidar da mente. A boa notícia é que, com hábitos simples, você consegue trazer mais leveza para a sua rotina!

HERANÇA DA PANDEMIA

Muita gente ainda está lidando com as sequelas emocionais da pandemia. E de acordo com a Denize Savi (@denizesavi), especializada em Ciência da Felicidade, um dos fatores que agrava o problema é o fato de o ser humano ter uma tendência natural a direcionar sua atenção para tudo o que é negativo, ignorando os aspectos positivos.

“Preocupações, notícias ruins, críticas e discussões grudam na nossa cabeça e ficam reverberando a ponto de surgirem sentimentos como indignação, medo, culpa ou tristeza. Essas emoções, em excesso, geram ansiedade. Elas tiram a nossa paz, e podem evoluir para quadros depressão ou outros transtornos mentais”, afirma a especialista.

Ela diz, ainda, que é normal termos pensamentos ruins — eles acontecem e são inevitáveis. Mas devemos tentar evitar que eles nos afetem tanto. Nesse caso, contar com a ajuda da terapia comportamental é essencial. “Cuidar da saúde mental é o mais importante, e procurar ajuda profissional é o primeiro passo. Isso porque quando estamos sob estresse emocional, o corpo não descansa”, ela conta.

Paralelamente, podemos promover pequenas mudanças na rotina a fim de buscar o equilíbrio. “Mas comece devagar, com um passo de cada vez. Se tentarmos fazer uma mudança radical na nossa rotina, a chance de desistirmos na segunda semana é de 90%”, recomenda. A profissional elenca quais hábitos você pode adotar:

HÁBITOS QUE AUMENTAM O BEM-ESTAR

1

MINDFULNESS

“A maneira mais eficaz e conhecida pela ciência para reduzir comportamentos impulsivos e assumir o controle das nossas emoções é a prática de Mindfulness (em português, Atenção Plena)”, explica.

Geralmente, os nossos pensamentos não param, não é mesmo? Seja com alguma preocupação do trabalho, a dúvida do que fazer para o almoço, a conta que ainda não foi paga… O momento presente fica um pouco de lado nessas situações.

Continua após a publicidade

O Mindfulness prega exatamente o contrário, isto é, viver o aqui e o agora. Às vezes, é difícil fazer isso, mas praticar um pouco por dia pode ajudar. Por isso, sempre que puder, pare, respire e preste atenção ao que está acontecendo: onde você está, o que está fazendo, seus sentimentos… E por aí vai.

“A porta de entrada para conseguirmos ter atenção plena em nossa vida é a meditação”, afirma Denize Savi.

Continua após a publicidade
2

PARE UM POUCO

“Faça pequenas pausas durante o expediente para respirar profundamente. Uma respiração de 3 minutos oxigena o cérebro e dá um gás extra para continuar o trabalho”. De quebra, você ainda pode alongar um pouco, por que não?

3

DURMA BEM (OU TENTE)

Faça a higiene do sono:

Continua após a publicidade
  • Estabeleça um horário fixo dormir todas as noites;
  • Não leve o celular e outros dispositivos para a cama;
  • Desligue as luzes;
  • Pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro;
  • Tome um chá;
  • Leia alguma coisa.

Não podemos prometer que, com esses costumes, todas as noites serão maravilhosas. Mas elas aumentarão muito!

4

CULTIVE O LADO SOCIAL

“Ter com quem contar é muito importante. Um amigo ou aquela pessoa que você confia pode te ajudar. Converse sobre assuntos aleatórios e engraçados, fale sobre filmes, hobbies, etc.”

Continua após a publicidade

EXERCÍCIO PARA MOMENTOS DE ANSIEDADE

A especialista ainda fala o que fazer quando a ansiedade aparece. “Se você sentir um aperto no peito e uma palpitação e perceber que a ansiedade está tomando conta de você, pare tudo o que está fazendo e respire.”
A respiração em quatro tempos é uma das técnicas que pode auxiliar nesse momento. Denize explica:

  • Inspire contando até quatro;
  • Segure contando até quatro;
  • Expire contando até quatro;
  • Segure contando até quatro.

“Repita o processo de 3 a 5 minutos. Desse modo, uma concentração maior de oxigênio ajudará as reações químicas do cérebro a mudar o estado emocional. Mas, se os sintomas de ansiedade, melancolia ou tristeza persistirem, é essencial buscar ajuda profissional”, ela finaliza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.