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Como o álcool pode impactar os seus treinos

Más notícias: até mesmo um copo de bebida pode afetar os resultados

Por Giovana Santos
Atualizado em 30 ago 2022, 14h31 - Publicado em 23 set 2022, 08h30

Alguém mais sente que a sessão de suor na segunda-feira é muito mais sofrida depois de um fim de semana de bebedeira? Infelizmente, não é apenas impressão: estudos dizem que mesmo uma pequena quantidade de álcool já pode afetar negativamente seu desempenho aeróbico nos treinos. Não queremos assustá-la, mas sim, até mesmo um copo de vinho atrevido pode estar fazendo mais mal do que você imagina…

Então, como a bebida afeta seu condicionamento físico e desempenho atlético? Vamos descobrir…

1

SONO DE MÁ QUALIDADE

Se você gosta de desfrutar de uma taça (ou duas) de vinho para relaxar à noite, é provável que você tenha uma qualidade de sono pior. Isso porque o álcool atrapalha o sono REM, que é o mais importante no quesito recuperação de músculos e reforço do sistema imunológico. 

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Se não tivermos sono REM suficiente, isso afetará diretamente o funcionamento de nossos corpos no dia seguinte. Você não apenas ficará mais cansada, mas também tende a ganhar peso com mais facilidade (principalmente na região da barriga) — noites mal dormidas têm sido ligadas ao aumento da gordura abdominal.  

2

DESIDRATAÇÃO 

O álcool age como um diurético (então, essencialmente, você faz mais xixi) e, como resultado, pode levar à desidratação do corpo. Com cerca de 60% do nosso corpo sendo composto de água, é seguro dizer que precisamos nos manter hidratados para alimentar nossas células e deixá-las funcionando corretamente.

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E não tem como atingir nosso pico ideal quando estamos privando nosso corpo do que ele precisa. Portanto, faça uma pausa no álcool e beba bastante água para obter a melhor hidratação e garantir mais disposição ao se exercitar.

3

MENOS ENERGIA 

Quando bebemos álcool, nosso fígado não consegue produzir a quantidade de glicose que normalmente é necessária para o funcionamento do corpo saudável.

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A falta de glicose leva a níveis mais baixos de açúcar no sangue, o que reduz os níveis de energia e aumenta a sensação de fadiga. Não há nada pior do que tentar malhar quando tudo o que você quer é deitar no sofá, não é mesmo?

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