Creatinas: Anvisa revisa 41 suplementos, e apenas um tinha teor abaixo do esperado
Leia a matéria e saiba mais sobre as conclusões dos testes feitos pelo órgão de vigilância sanitária

Na quarta-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os resultados da análise de 41 suplementos de creatina comercializados nacionalmente. Clique aqui para ver a lista completa
Os produtos pertencem a 29 empresas fabricantes diferentes. A avaliação envolveu três aspectos específicos: teor de creatina, adequação de rotulagem e presença de matérias estranhas.
Para os testes, foram selecionadas as creatinas mais vendidas no mercado brasileiro, em embalagens de 300 gramas. Saiba mais sobre as conclusões a seguir!
Teor de creatina
De acordo com a Agência, apenas uma marca teve um teor de creatina abaixo do esperado. “A única amostra com erro de teor de creatina está em processo administrativo e de apuração, o que não permite a divulgação da marca neste momento”, afirma o órgão fiscalizador.
O teor de creatina do produto não pode variar mais de 20% em comparação ao que está declarado na embalagem. Além disso, o valor de referência para a substância é de 3.000 mg.
Rotulagem
Das 41 creatinas analisadas, 40 delas tiveram algum erro ou incorreção no rótulo, sendo que os tipos de inconsistência mais comuns foram:
- Alegações não previstas, atribuindo ao produto propriedades não autorizadas para a creatina, inclusive com informações incorretas em língua estrangeira.
- Uso de palavras ou imagens que podem induzir o consumidor a informações incorretas ou insuficientes sobre o produto.
- Tabela de informação nutricional fora do padrão ou não declarada no mesmo painel da lista de ingredientes.
- Frequência de consumo não declarada.
- Número de porções da embalagem não informado na tabela de informação nutricional.
- Ausência de quantidades de açúcares totais e açúcares adicionados na tabela nutricional.
As incorreções nas embalagens podem gerar notificações para as fabricantes. É importante que os produtos sejam rotulados de forma transparente e em conformidade com as normas regulatórias vigentes.
Vale destacar que, mesmo assim, a Agência informou que os problemas achados não colocam em risco a saúde dos consumidores.
A única amostra de produto que apresentou resultados satisfatórios em todos os ensaios analíticos conduzidos foi a CREATINE MONOHYDRATE – 100% PURE, marca ATLHETICA NUTRITION, produzido por ADS LABORATÓRIO NUTRICIONAL LTDA.
Todos os outros suplementos continham incorreções de rotulagem.
Presença de matérias estranhas
No quesito presença de matérias estranhas, todas as creatinas atingiram resultados satisfatórios.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.