Transforme sua rotina: 4 atividades que queimam calorias e divertem
Cansou do treino de sempre? Essas opções vão te ajudar!

A rotina de atividades físicas é sempre algo que pede muita disciplina. Mas, às vezes, fazer algo diferente para mudar seu dia e, mesmo assim, queimar calorias, pode não apenas fazer com que você conheça uma nova atividade, como também colocar esse exercício também no seu dia a dia, por que não?
Por isso, Boa Forma separou 4 atividades diferentes para sair da rotina e queimar calorias
Escalada:
Além de tonificar os músculos da mesma maneira que os treinos de força na academia, a escalada é divertida e, segundo um estudo feito em parceria entre universidades chinesas e estadunidenses, ela garante maior adesão a longo prazo — ou seja, menos chances de você desistir do esporte após algum tempo, como acontece com a musculação, além de diversos outros benefícios.
Seu principais benefícios, segundo especialistas, são:
Aumento da força e a resistência física
O aumento da força é um dos primeiros benefícios percebidos pelas pessoas que praticam esse esporte. Isso acontece porque, ao escalar, o indivíduo movimenta diversos membros do corpo, como panturrilhas, antebraços e core (composto por 29 músculos, incluindo os do glúteos).
A consequência é que começamos a recrutar fibras musculares que antes estavam inativas, aumentando, consequentemente, a força do corpo no geral. Com o tempo, a pessoa tende a perceber um aumento na resistência física.
Mais flexibilidade
Subir uma parede na academia requer do corpo a execução de posições específicas. Para que os movimentos sejam perfeitos, os músculos do corpo precisam se alongar.
No início, é comum que as pessoas sintam dificuldades nesse processo. Após algumas aulas, porém, o organismo ganha mais flexibilidade, o que melhora a movimentação corporal.
Músculos tonificados
Como a escalada trabalha todos os músculos do corpo (principalmente dos braços e das pernas), ela pode ser uma ótima alternativa para quem não gosta de fazer musculação.
Apesar de exigir força e condicionamento físico (assim como a musculação feita em academia), o esporte é mais divertido e dinâmico.
Aumento da autoconfiança e autoconhecimento
Todos os dias, o praticante de escalada enfrenta diversos desafios. Essa conquista aumenta, consequentemente, a confiança em si mesmo. Afinal, a pessoa percebe que consegue controlar o medo e vencer desafios que antes julgava impossível.
Veja mais dicas sobre escalada indoor para iniciantes:
Aula de circo – tecido acrobático
As aulas de circo fazem sucesso por um motivo: é preciso desenvolver muita força e elasticidade para fazer os movimentos no tecido acrobático. Quase como uma dança, essa modalidade foge completamente do comum, exige bastante concentração e trabalha muito a musculatura do corpo – haja força para ficar pendurado a tantos metros do chão, né?
Em aulas de circo, você trabalha com seu próprio corpo – já que você precisa ter força o suficiente para sustentá-lo. Por exemplo: se você tem 60 quilos, você vai ter que subir no tecido e sustentar esse peso, então no começo para muitas mulheres, que não treinam braço, pode ser um pouco cansativo.
Veja a seguir 3 poses para iniciantes no tecido acrobático:
Pole Dance
Segundo Ariane Annanda Leite, uma das treinadoras do Personal Virtual, o pole dance é um esporte de alta intensidade que exige do corpo de forma geral. Mas, assim como todo esporte, seguirá com progressões para o desenvolvimento da força.
“A prática leva ao desenvolvimento da força de membros superiores e inferiores assim como da região abdominal e core”, explica. “Trabalha a lateralidade, estimula a coordenação e o equilíbrio, melhora a flexibilidade, tonifica e define os músculos.”
Além disso, também promove um alto gasto calórico, além de alívio do estresse e melhora da autoestima dos praticantes.
No geral, o pole dance não tem contraindicações, mas é preciso cuidados extras com mulheres grávidas que não têm experiência na prática, além de pessoas com labirintite.
“É importante consultar um especialista, seja um profissional de educação física, fisioterapeuta ou médico para confirmar se não apresenta alguma lesão ou disfunção específica que possa inviabilizar a prática”, recomenda.
Veja abaixo 3 exercícios de Pole Dance para iniciantes:
Lira Acrobática
De acordo com a treinadora do grupo VOLL, Thalita Caetano, praticar lira acrobática incentiva o aluno a conhecer seu corpo, limites e talentos. A Lira fica suspensa por uma corda e pode ser usada por um ou mais acrobatas. Veja abaixo uma aula completa de Lira Acrobática:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.