Boa Forma Experimenta: escalada

Através do Gympass, nossa editora testa diferentes aulas para contar tudo para você

Por Larissa Serpa Atualizado em 13 set 2021, 18h11 - Publicado em 16 set 2021, 12h56

Você está cansado de ouvir que praticar exercícios de força é importante (até mesmo para quem quer emagrecer, como explicamos aqui), já que criar músculos e melhorar a proporção massa magra x gordura acelera o metabolismo e melhora todas as funções corporais. Mas você simplesmente não gosta de musculação. Pois saiba que a escalada pode ser um excelente esporte para você. Além de tonificar os músculos da mesma maneira que os treinos de força na academia, a modalidade é divertida e, segundo um estudo feito em parceria entre universidades chinesas e estadunidenses, ela garante maior adesão a longo prazo — ou seja, menos chances de você desistir do esporte após algum tempo, como acontece com a musculação, além de diversos outros benefícios.

BENEFÍCIOS DA ESCALADA

Corpo mais tonificado, confiança… Veja alguns dos benefícios da escalada, explicados pelos especialistas do Gympass.

1. Aumento da força e a resistência física

O aumento da força é um dos primeiros benefícios percebidos pelas pessoas que praticam esse esporte. Isso acontece porque, ao escalar, o indivíduo movimenta diversos membros do corpo, como panturrilhas, antebraços e core (composto por 29 músculos, incluindo os do glúteos).

A consequência é que começamos a recrutar fibras musculares que antes estavam inativas, aumentando, consequentemente, a força do corpo no geral. Com o tempo, a pessoa tende a perceber um aumento na resistência física.

2. Mais flexibilidade

Subir uma parede na academia requer do corpo a execução de posições específicas. Para que os movimentos sejam perfeitos, os músculos do corpo precisam se alongar.

No início, é comum que as pessoas sintam dificuldades nesse processo. Após algumas aulas, porém, o organismo ganha mais flexibilidade, o que melhora a movimentação corporal.

3. Músculos tonificados

Como a escalada trabalha todos os músculos do corpo (principalmente dos braços e das pernas), ela pode ser uma ótima alternativa para quem não gosta de fazer musculação.

Apesar de exigir força e condicionamento físico (assim como a musculação feita em academia), o esporte é mais divertido e dinâmico.

5. Aumento da autoconfiança e autoconhecimento

Todos os dias, o praticante de escalada enfrenta diversos desafios. Essa conquista aumenta, consequentemente, a confiança em si mesmo. Afinal, a pessoa percebe que consegue controlar o medo e vencer desafios que antes julgava impossível.

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BOA FORMA EXPERIMENTA: ESCALADA INDOOR

    Pensando em tudo isso, eu fui testar uma aula da modalidade para contar a vocês tudo o que esperar.

    Escalada
    Sim, você pode esperar bastante posições… constrangedoras, no começo / Trevor Williams/Getty Images

    Para começar é importante falar que eu tenho amigos muito próximos que simplesmente AMAM escalada e sempre me chamam para fazer. Minha melhor amiga, inclusive, que antes era sedentária, começou a praticar o esporte indoor e hoje já marca mensalmente viagens curtas para fazer escalada na pedra, ao ar livre, provando que o estudo mencionado acima, que garante que a adesão a longo prazo é grande, é verdade.

    Eu, no entanto, não costumo aceitar os convites. A musculação me basta. Mas, com o convite do Gympass, achei que seria uma ótima oportunidade para testar a modalidade.

    A princípio, tudo é bem animador – e não era apenas pelos belos corpos e atitude acolhedora das pessoas que estavam na academia de escalada que escolhi, a Casa de Pedra, em Perdizes, São Paulo. A esporte realmente parece divertido e não deixa aquela sensação de obrigação para começar a praticar. Pelo contrário, tudo parece uma grande brincadeira.

    O primeiro passo é formar uma dupla. Claro que os instrutores estão lá para serem esse par para os iniciantes mas muitos clientes, que já possuem experiência, preferem se juntar entre eles (sempre sob orientação e observação dos especialistas). Essa pessoa vai ficar do outro lado da corda, que é presa a você e passa por uma roldana no teto antes de chegar a sua dupla. Tudo é feito com muita segurança, o sistema não permite que a corda “solte” e você caia, mesmo que a segunda pessoa não tenha força para te segurar, então não precisa ter medo.

    Depois é com você. Você vai precisar de força e inteligência. Inteligência porque não basta apensa ir se apoiando em uma pedra após a outra. Como em um jogo de xadrez, você tem que pensar à frente, sempre prevendo o próximo passo. Aquela pedra que você pegar pode ser a mais próxima da que você está agora, mas e as próximas? Às vezes vale mais a pena pegar em uma pedra a uma distância mais desafiadora, já que as seguintes a ela estão mais “fáceis”.

    E força. Muita força, especialmente nos braços, coisa que eu não tenho. Mas ali, naquela “brincadeira”, você não percebe o esforço da mesma maneira que em uma academia. Por mais que eu goste de musculação, malhar os braços, para mim, é uma grande chatice e ali, na parede de escalada, virou uma brincadeira.

    Cheguei quase ao topo e é verdade o que falam: não olhe para baixo. No momento que fiz isso, travei e não consegui subir mais. Mas, após descer, com o auxílio da minha dupla, que “soltou” a corda aos poucos para me trazer ao chão, é uma questão de tempo para se recompor e querer fazer de novo.

    É um esporte exigente (até mais que um treino usual de musculação para braços) mas divertido ao mesmo tempo.

    Considerações finais

    O segredo é a consistência. Quanto mais você pratica, mais confiança você sente em conseguir ir mais longe — literalmente mais longe, na parede.

    Para quem eu indico: quem quer tonificar o corpo mas odeia musculação; pessoas que querem um esporte “radical” mas com segurança; e aqueles que querem algo divertido de verdade (que te lembre até de brincadeiras da infância).

    Para quem não recomendo: se você não gosta de interações com pessoas, esse não é seu esporte. Por mais que você só forme dupla com o instrutor, sem “precisar” fazer amizade, os escaladores são um grupo muito acolhedor, que vão conversar e querer se certificar de que você está bem. Então, se você prefere o tipo de exercício que você só coloca os fones e fica sozinho, fuja — até porque você precisa ficar com a audição livre para ouvir instruções da sua dupla.

    Essa aula foi feita através do Gympass, benefício que permite você praticar diferentes modalidades em diversas academias pagando apenas uma mensalidade.

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