Caminhar após as refeições: descubra 7 razões para adotar esse hábito

Caminhar depois de comer comprovadamente beneficia nossa saúde geral. Veja como incorporar o hábito à sua rotina diária

Por Larissa Serpa
Atualizado em 8 abr 2025, 14h43 - Publicado em 7 abr 2025, 10h30
caminhar após refeições
Terminou seu almoço? Que tal uma volta pelo quarteirão? (katemangostar/Freepik)
Continua após publicidade

Depois de uma grande refeição, até mesmo a forma mais leve de atividade física pode ser a última coisa na sua cabeça. Mas caminhar depois de comer tem muitos benefícios.

E não estamos falando apenas sobre aumentar nossas endorfinas ou reduzir os níveis de estresse ao fazer esses passeios tranquilos e indutores de serotonina. Caminhar depois de comer comprovadamente faz muitas coisas para nossa saúde geral — e é definitivamente algo a se considerar para refeições futuras.

O médico de saúde integrativa, Dr. Francisco Saracuza, destaca que a caminhada é, na verdade, uma atividade completa e acessível para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Abaixo, nós contamos todos os motivos pelos quais você deve fazer uma caminhada após o café da manhã, almoço e jantar.

 

 

É melhor caminhar antes ou depois de comer?

Ambas as vezes podem ser benéficas, apenas de maneiras diferentes:

Caminhar antes de uma refeição ajuda a queimar gordura armazenada de forma eficiente e auxilia na perda de peso.

Continua após a publicidade

Quando você caminha cerca de meia hora depois de comer, isso pode diminuir a quantidade de açúcar e gorduras que se acumulam na corrente sanguínea. Também pode dar ao seu corpo mais energia para se exercitar, digerir e regular os níveis de açúcar no sangue de forma mais eficaz.

Quais são os benefícios de caminhar depois de comer?

“Sem dúvida nenhuma, caminhar é considerado um excelente exercício. Os principais benefícios são a melhora da saúde cardiovascular, por promover a melhora da frequência cardíaca, da circulação e da capacidade do coração bombear sangue de forma mais eficiente, a redução da pressão arterial, melhora da função cardiovascular e do fluxo sanguíneo, a redução do colesterol ruim e também a questão do controle do peso corporal e da sensibilidade à insulina”, diz Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

A gente explica:

1

Melhor digestão

 

Inchaço, constipação, refluxo ácido, dor de estômago — todos são sinais desconfortáveis ​​de indigestão após comer. Uma maneira de aliviar esses sintomas é com uma caminhada rápida, já que a atividade estimula seu estômago e intestinos, fazendo com que a comida se mova por você mais rapidamente e auxiliando na digestão.

Continua após a publicidade

2

Reduz o risco de doenças cardíacas

 

Estudos sempre mostraram que formas regulares de exercícios são ótimas para a saúde do seu coração: reduz sua pressão arterial, colesterol e o risco de azia, ataque cardíaco, derrame e outros problemas cardíacos. Um estudo até mostra que fazer pequenos exercícios rápidos, como uma caminhada de 10 a 15 minutos após as refeições, em vez de um treino longo pode ser mais benéfico para reduzir as chances de doenças cardíacas.

3

Regula os níveis de glicose no sangue

 

Não se mover depois de comer pode resultar em picos excessivos nos níveis de açúcar no sangue. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças explicam que ter muito açúcar no sangue na corrente sanguínea sobrecarrega nosso fígado e músculos e faz com que a insulina em nossos corpos armazene qualquer excesso em outros lugares. Se isso continuar acontecendo, tornará nossos corpos resistentes à insulina ao longo do tempo e preparará o cenário para pré-diabetes e diabetes tipo 2.

Estudos mostram que caminhar depois de comer ajudará a reduzir os níveis de açúcar no sangue e é uma maneira eficaz de diminuir esses riscos.

Continua após a publicidade

4

Promove a perda de peso saudável

 

Exercitar-se regularmente é a maneira mais eficaz de ser saudável, mas mesmo uma curta caminhada após uma refeição pode ajudar a manter ou perder peso. Você deve queimar mais calorias do que ingere para perder peso (para perder meio quilo, você precisará queimar cerca de 3.500 calorias, por exemplo) e seu corpo gasta mais energia quando você caminha. Caminhar também ajudará a regular o apetite e a conter a vontade de comer aqueles lanches pouco saudáveis ​​entre as refeições.

5

Melhora o sono

 

Como explica Thiago Neglia, educador físico e um dos sócios do app Sem Desculpas, caminhar depois do jantar ajuda particularmente a regular os ritmos circadianos. Isso melhora o ciclo natural de sono-vigília do corpo, tornando mais fácil adormecer e desfrutar de um descanso mais profundo e restaurador. Como essas caminhadas podem ajudar com o desconforto estomacal pós-refeição, também permitem um sono mais confortável e — mais importante — ininterrupto durante a noite.

6

Regula a pressão arterial

 

Estudos mostraram que caminhar por cerca de 30 minutos ou em vários intervalos de 10 minutos ao longo do dia pode reduzir a pressão alta em uma quantidade significativa. Você pode facilmente atingir essa meta se fizer três caminhadas de 10 minutos após cada refeição do dia.

Continua após a publicidade
7

Melhora o humor

 

Como você já sabe: exercícios dão endorfinas. Endorfinas fazem você feliz. Caminhar pode dar um pontapé inicial na dopamina e serotonina para você se sentir bem. Até mesmo uma curta caminhada de 10 minutos pode ajudar a liberar esses hormônios.

Em quanto tempo você deve caminhar depois de comer?

Não há um horário exato para começar sua caminhada. Você pode ir imediatamente depois de comer, pois alguns estudos mostram que é o momento que traz mais benefícios. Mas você também pode sentir desconforto estomacal se fizer qualquer atividade física logo após uma refeição, então pode valer a pena esperar 15 minutos ou mais antes de caminhar.

Só procure fazê-lo em até 30 minutos após sua refeição.

Continua após a publicidade

Quão rápido você deve caminhar?

Você não precisa caminhar rápido para obter mais benefícios, mas recomenda-se aumentar seu ritmo normal. Estudos mostraram que aqueles que andam cerca de 10% mais rápido têm maiores efeitos na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Apenas certifique-se de não exagerar pois isso pode desviar o fluxo sanguíneo do intestino e levar à má digestão dos alimentos, causando dor de estômago ou azia. Ou seja, não corra!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.